Durante o evento o técnico da Igualdade racial Flávio Passos destacou a importância da parceria entre Prefeitura e Associação Quilombola para realização do cursinho

Na noite da última sexta-feira, no 1º andar do Mercado Municipal Bairro Brasil, aconteceu a 11a aula inaugural do cursinho Pré-vestibular Quilombola, que é uma iniciativa da Prefeitura por meio da Coordenação Políticas de Promoção de Igualdade Racial, em parceria com o Conselho das Associações Quilombolas do Território do Sudoeste da Bahia.

Para as turmas 2019 foram feitas 316 inscrições, sendo selecionados 80 alunos que assistiram aulas nos turnos matutino e noturno de segunda a sexta-feira. Para a aula inaugural a equipe do cursinho convidou o historiador e blogueiro Fábio Sena.

A abertura contou com a apresentação do grupo de capoeira Mestre Acordeom

Durante a mesa de abertura que contou com a participação do presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial, Tata João; da coordenadora pedagógica, Lindy Araújo; do professor de biologia, Pierre Fernandes; e do chefe de gabinete, Murilo Mármore, a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial Olinda Pereira destacou a importância do cursinho para as políticas afirmativas e agradeceu aos professores voluntários, “90% do nosso corpo docente é formado por voluntários e isto mostra importância da nossa união. Estamos muito felizes com a formação de mais duas turmas, que vocês se dediquem e aproveitem esta oportunidade”, ressaltou Olinda durante sua fala aos alunos.

Murilo Mármore destacou o empenho da gestão municipal para realização do cursinho

Com 25 alunos do cursinho aprovados nos vestibulares do último ano, a maioria em universidades públicas, o pré-vestibular quilombola tem se destacado pelo seu potencial de aprovação e dedicação de aluno e professores. “O Governo Municipal só tem a agradecer a equipe pelo brilhante trabalho e dizer que no que depender de nossa gestão este cursinho terá todo apoio”, destacou Murilo.

Ivolnilda é um dos 80 alunos selecionados para o cursinho

Para Ivonilda Maria do Santos (24) o cursinho é uma oportunidade para realização de seu sonho de entrar na universidade no curso de informática, “como eu não tenho condição de pagar um cursinho, esta será a minha oportunidade de me preparar melhor pra tentar uma vaga na universidade”, ressaltou Ivonilda.