Visita de vinculação atende lei federal

Próxima visita acontece na terça-feira (4); interessados devem se inscrever no ambulatório do hospital

Familiarizar as grávidas com o ambiente hospitalar em que elas darão a luz, como forma de diminuir a ansiedade natural deste momento, e facilitar a assistência na hora do parto. É com este objetivo que o Hospital Esaú Matos implantou as chamadas visitas de vinculação para gestantes e acompanhantes. Esta ação é voltada para as mulheres que estão, no mínimo, com 25 semanas de gestação.

“A chegada de um bebê é um momento que sempre traz dúvidas e é cercado de expectativas. Daí a importância de tanto a gestante quanto o acompanhante participarem dessa visita porque quanto mais tranquila ela estiver, melhor será o trabalho de parto”, enfatizou a coordenadora de Humanização do Esaú, Christianne Schetinne.

A estratégia integra a Rede Cegonha e atende a Lei Federal nº 11.634, que garante à gestante conhecer e estabelecer o vínculo antecipado com a maternidade na qual ela vai receber assistência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), não apenas com relação ao parto, mas também se houver intercorrência durante o pré-natal.

Na ocasião, além da parte teórica, as gestantes e os acompanhantes conhecem o fluxo que devem fazer no hospital e alguns dos espaços em que a paciente será atendida, como o Centro Obstétrico. A próxima visita acontece na terça-feira (4). Para se inscrever, a gestante deve entrar em contato com o ambulatório do hospital, por meio do telefone (3420-6207), de segunda a sexta-feira, em horário comercial.