Foram iniciadas, na tarde dessa segunda-feira (06), as oficinas de leitura coletiva do território. Promovidas pela Prefeitura Municipal e ministradas por técnicos da Fundação Escola Politécnica da Universidade Estadual da Bahia (FEP – Ufba), as oficinas são mais uma etapa da consolidação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Vitória da Conquista (PDDU), e têm o objetivo de fomentar a participação popular para a composição do plano diretor.

O primeiro encontro, realizado no Bairro lagoa das Flores, contou com a presença de moradores do bairro e de outras localidades próximas que puderam conhecer a importância do plano, bem como esclarecer dúvidas a respeito de direitos e deveres sobre o uso de suas propriedades. Moradora do povoado da Choça, a dona de casa Normélia Sampaio, diz estar satisfeita com forma utilizada pela equipe do PDDU, para informar os moradores acerca dos seus direitos. “Já participei de outras reuniões anteriormente, mas dessa vez consegui assimilar tudo o que foi passado. Achei interessantes as informações passadas sobre o zoneamento dos bairros residenciais, principalmente porque moramos próximos ao distrito industrial”, afirma Normélia.

A socióloga da equipe de mobilização e participação social da FEP, Maria Auxiliadora Lobão, relata que o trabalho das oficinas consiste na mobilização popular como peça chave para a composição do Plano. “Os moradores sabem, melhor do que qualquer outro, as peculiaridades e dificuldades do lugar onde moram. A partir dessas oficinas conseguimos mapear esses pontos e montar um plano acessível à população, que é a quem dele mais necessita”, explica a socióloga.

As oficinas do Plano Diretor serão promovidas em várias localidades da zona urbana e rural até o dia 09 de maio. Confira o cronograma: