Notícias
Postado em 9 de abril de 2019 as 18:35:18
O segundo e último dia da 9ª Conferência Municipal de Saúde foi marcado pela discussão e votação das propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual e, posteriormente, para a 16ª Conferência Nacional – que está sendo chamada de “8ª + 8”. Aproximadamente 655 propostas apresentadas são fruto das pré-conferências realizadas desde o mês de março, que contaram com mais mais de 1784 participantes.
A apresentação dos textos para votação foi dividida, seguindo as orientações do Conselho Nacional de Saúde, em três eixos: I – Saúde Como Direito; II – Consolidação dos Princípios do SUS; II – Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS.
O secretário municipal de Saúde, José Raimundo Fernandes (Juka) avaliou positivamente o andamento dos debates e elogiou a participação efetiva dos trabalhadores do setor. “As discussões estão acirradas, as propostas bem elaboradas, os eixos temáticos tendo um andamento célere. Quem ganha com isso é o SUS, quem ganha com isso é a cidade, é a população. Com um debate de um alto nível técnico desses todos têm a ganhar”.
A presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Monalisa Barros, também celebrou a realização da conferência considerando a dedicação e empenho de todos que contribuíram nas 55 pré-conferências. “Os 300 delegados aqui presentes foram eleitos democraticamente por seus grupos e representam um mandato para aprofundarem as propostas do município de Conquista para a gestão municipal e as propostas que serão encaminhadas para a etapa estadual”, explicou.
A 9ª Conferência Municipal de Saúde, além de escolher e encaminhar as propostas, serve para definir participantes da próxima etapa. A presidente do CMS explica: “ao final deste exercício, ainda elegeremos nosso representantes que serão delegados na etapa estadual em junho”