Espaço ajuda no controle de infecções e aumenta vínculo entre mãe e filho

“O desenvolvimento do meu bebê está melhor. Depois que passei a dar o leitinho cru, ele começou a responder melhor, a ganhar peso e eu fiquei muito feliz com isso”, declarou animada Aldimária Moreira. Aldimária e seu bebê são alguns beneficiados com a implantação de uma sala específica para a coleta do leite materno das mães que estão com filhos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Esaú Matos. O espaço, inaugurado no primeiro semestre deste ano, faz parte de uma série de intervenções realizadas no serviço desde 2017.

Aldimária e seu bebê são alguns beneficiados com a implantação de uma sala específica para a coleta do leite materno

“Além de ter acesso ao leite coletado nas primeiras 72 horas, inclusive ao colostro, a oferta do leite cru da própria mãe para o filho favorece o controle de infecções, já que a mãe consegue passar imunoglobulinas, que têm a função de defender o organismo de doenças, para os seus bebês”, explicou a coordenadora da UTI Neonatal, Alda Nery. Outro benefício da Sala de Coleta, que conta com três boxes, é o aumento do vínculo entre mãe e filho.

No Bloco Neonatal, que possui dez leitos de UTI Neonatal, 15 de Unidade de Cuidado Intermediário Convencional e quatro de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru, foram reformadas e ampliadas, em 2018, as salas de Prescrição Médica e de Equipamentos. Intervenções na luminosidade dos espaços e de redução de ruídos também foram feitas. “Essas intervenções aumentam muito a chance de sobrevivência dos bebês, pois o barulho excessivo, por exemplo, pode causar desde estresse até hemorragia intracraniana em prematuros de baixo peso”, ressaltou Alda.

Para a equipe de 48 profissionais que atua no Bloco Neonatal, o Hospital Esaú Matos oferece capacitação continuada por meio de aulas práticas e teóricas. Além disso, alguns profissionais participam  de cursos ofertados na capital do estado.