Notícias
Postado em 2 de abril de 2019 as 10:12:07

Pacientes assistem palestra sobre o empoderamento feminino
Durante todo o mês de março, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma vasta programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. As atividades foram propostas pela Diretoria de Atenção Básica (DAB) e executadas em parceria com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) e o Centro de Referência da Mulher (Crav); beneficiando um total de 867 mulheres usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além do Consultório na Rua, outras 10 Unidades de Saúde, da zona urbana e da zona rural, aderiram à programação. Foram realizadas ações na área de saúde, como exame clínico das mamas, consultas médicas e de enfermagem, consulta pré-natal, atendimento odontológico, testes rápidos para diagnóstico de HIV e hepatites, aferição de pressão arterial, glicemia capilar e hemoglobina glicada.
As mulheres também tiveram acesso a muitas atividades educativas. As palestras oferecidas abordaram temas como violência contra a mulher, dietas e mito do corpo perfeito, empoderamento feminino e sororidade, saúde bucal, prevenção do câncer de mama e de colo uterino e importância do aleitamento materno exclusivo. Uma roda de conversa também abordou a inserção da mulher no mercado de trabalho. Além disso, o P@po Ativo, realizado em parceria com o Crav, trouxe outra série de momentos lúdicos e informativos.

As mulheres também puderam participar de diversas atividades, inclusive maquiagem
Outros serviços variados chegaram igualmente ao público. Destaque para aconselhamento individual com advogada; orientação nutricional individualizada; aulas de dança e atividades físicas; e ações de estética, como massagem, design de sobrancelhas e curso de maquiagem.
“Foi um momento de mobilização e sensibilização, que destacou o papel protagonista da mulher, colaborando com a busca da autonomia feminina. Um momento oportuno para incentivar um olhar e um cuidado para a saúde da mulher e também para discutir as discriminações e diversas violências sofridas pelas mulheres”, avalia Sabrina Menezes, coordenadora da Saúde da Mulher.

Na Unidade Básica de Saúde, mulheres assistem palestra sobre violência contra a mulher
Érika Teixeira, do Apoio Institucional da DAB, destaca o envolvimento das equipes das Unidades de Saúde: “Você percebe o comprometimento pela diversidade das ações que você tem aqui, elas não são ações impostas, as equipes simplesmente abraçam e se superam na criatividade.” Além disso, ela destaca a importância dessa mobilização: “é bonito de a gente ver o comprometimento dessas equipes. Todos nós sabemos que as mulheres têm séculos de iniquidades e desigualdades a serem compensadas hoje em dia.”