Hoje, 29 de janeiro é o dia da Visibilidade Trans. A Coordenação de Políticas de Promoção da Cidadania e Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros (LGBT) vai fazer uma programação especial para esta data a partir das 18h30, no Centro Integrado de Direitos Humanos, localizado na Praça Tancredo Neves, 01.

De acordo com o Coordenador José Mário Barbosa dos Santos, a programação de hoje terá a a participação do público LGBT e “consiste em mostrar a importância da data da visibilidade trans. Haverá apresentação de um documentário trans, música, performance corporal, recital e um diálogo como foi o ano de 2018 e as conquistas obtidas pelo público trans”.

Dia da Visibilidade Trans – No dia 29 de janeiro de 2004, mulheres transexuais, homens trans e travestis foram a Brasília lançar a campanha “Travesti e Respeito” para promover a cidadania e o respeito entre as pessoas e que mostrasse a relevância de suas ações no Congresso Nacional.

Foi o primeiro ato nacional organizado pelas próprias trans e isso repercutiu muito, de maneira que não só a data é lembrada e celebrada, como diversas manifestações e passeatas aconteceram ano após ano para reafirmar a importância da vida dessas pessoas.