Desenvolvimento Social
Postado em 14 de dezembro de 2018 as 16:50:58

Durante o encontro os usuários apresentaram as atividades desenvolvidas em cada Cras
Atualmente Vitória da Conquista conta com oito Centros de referência de Assistência Social, que atendem a população das zonas urbana e rural, ofertando serviços de referenciamento e atendimento às pessoas e/ou famílias em situação de vulnerabilidade na sua área de abrangência do território, de maneira protetiva, proativa e preventiva a evitar os riscos sociais.
Para avaliar o atendimento destes serviços, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), promoveu na manhã desta sexta-feira (14) o encontro com os usuários destes serviços que atendem a população de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

As crianças também apresentaram as atividades ofertadas para este público
“Nós preparamos hoje uma pequena mostra das atividades desenvolvidas durante todo ano nos Cras que foram apresentadas pelos próprios os usuários. Ficamos muito emocionados com cada depoimento que mostrou o quanto o Cras tem mudado a vida de cada um. Este é um grande retorno para o nosso governo que não tem medido esforços para manutenção dos serviços com investimentos na contratação de profissionais e qualificação das esquipes”, ressaltou a coordenadora da Proteção Básica, Vida Amaral.
O evento foi coordenado pela assessora técnica, Débora David, que destacou a importância do Cras para população. “O Cras é a porta de entrada da política de Assistência Social. Se vocês souberem de alguma família que precisa deste cuidado, desta escuta, levem a família no Cras. Lá ela será atendida por uma equipe técnica e contará com o apoio do serviço de Proteção e Apoio Integral à Família (Paif) e com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)”, explicou Débora.

para Débora o Cras é a porta de entrada da política de Assistência Social
Durante o evento, os usuários apresentaram as atividades realizadas em cada um dos oito Cras e também falaram da importância de cada um como o líder comunitário do bairro Nossa Senhora Aparecida, Irapuam Sampaio (62), que enfatizou o quanto que a vida dele e de todos do bairro mudou após a implantação do Cras VII. “Acompanho o Cras do Aparecida desde de sua implantação e posso dizer que ele mudou as nossas vidas, porque o Cras mantêm intercâmbio com a comunidade, associações, com o colégio, unidade de saúde, tem ligações com a creche e outros seguimentos sociais do bairro. No Cras aqueles que tem direito, conseguem passe interestadual e intermunicipal para viagens, retirada de documentos, acompanhamento familiar. Lá a gente sempre encontra uma palavra de amor e de caridade”, destacou Irapuam.

Irapuam destacou o papel social do Cras
As apresentações foram dinâmicas e contaram com exposições fotográficas, exibição de vídeos, apresentações musicais, de cordel e poesia, além de depoimentos em que foi exaltada a importância dos serviços. “Quando chegou o Cras no nosso bairro foi uma grande conquista, agora estou maravilhado porque a administração atual melhorou a estrutura de atendimento, a nova sede ficou muito boa. Graças a Deus, o Cras tem feito um excelente trabalho em nossa comunidade”, salientou Osvaldo West, líder comunitário do bairro Nova Cidade.

Osvaldo agradeceu à administração e à Deus pelo trabalho do Cras