Desenvolvimento Social
Postado em 7 de novembro de 2018 as 09:29:08

Ação Social Pró-Visão no Centro de Convivência do Idoso
Com o objetivo de verificar a acuidade visual dos idosos que frequentam o Centro de Convivência do Idoso, nesta terça-feira (06), o serviço recebeu a equipe de voluntários da Ação Social Pró-Visão, que ofertaram 50 consultas gratuitas, sendo 25 vagas para o turno manhã e 25 vagas no turno da tarde.
Durante a consulta a equipe de optometristas realizou uma avaliação primária da visão, com pré-exame, anamnese e prescrição de óculos para aqueles que estivessem precisando e em caso de suspeita de patologia, os idosos foram encaminhados para atendimento com um médico oftalmologista.
“Nessa avaliação, que faz parte de uma ação voluntária que já fazemos há cinco anos na cidade, nós verificamos o fundo de olho e ao encontrarmos alguma alteração patológica fazemos encaminhamento ou para clínica ou para o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da unidade de saúde do município”, explicou o optometrista, Benício Pires.
Segundo a gerente do Centro do Idoso, Housana Estrela, esta é uma atividade muito importante para os idosos, pois com o avançar da idade começam aparecer alguns problemas visuais, como a catarata e o glaucoma. “Esta parceria foi muito importante por conta do nosso público que tem dificuldade em procurar um profissional para avaliação de sua visão. Então, neste momento, estamos fazendo uma triagem, onde se forem identificados alguma patologia, nós iremos fazer os encaminhamento para as unidades de saúde. Nós agradecemos muito a equipe pelo trabalho voluntário”, explicou Housana.
A equipe atendeu pessoas como Florzina Rosa de Jesus (76). Ela aproveitou a oportunidade para avaliar suas vistas que já passaram por uma cirurgia de catarata e por conta disso ela precisa passar por revisões anuais. “Eu vim fazer a avaliação porque operei da catarata tem oito anos, então eu sempre faço. O atendimento foi muito bom e, graças a Deus, está tudo bem com a minha visão e eu não precisarei trocar o óculos”, avaliou Florzina.

Florzina aproveitou a oportunidade para fazer uma revisão
Optometrista: profissional capacitado para identificar, diagnosticar, corrigir alterações visuais (ex. miopia, astigmatismo, hipermetropia, presbiopia, estrabismo, ambliopias, daltonismo) e ou reabilitar as condições de todo o sistema visual, prescrevendo, quando necessário, soluções ópticas (óculos, lentes de contato, filtros, prismas, terapias e exercícios visuais). Com informações do https://www.cboo.org.br.





