Notícias
Postado em 1 de novembro de 2018 as 18:06:44

O Coordenador LGBT, José Mário Barbosa, e equipe realizaram ontem (31.10) uma ação educativa e preventiva para a população da ala especial LGBT no conjunto penal de Vitória da Conquista.
De acordo com o Coordenador, o objetivo foi “falar sobre as políticas públicas LGBT´s como assistência jurídica, psicológica e social. Na preventiva abordamos sobre as infecções sexualmente transmissíveis (IST)”.
José Mário disse na oficina de prevenção a conversa foi sobre as maneiras de prevenção das IST´s como o uso do preservativo, fazer os testes para HIV, hepatite e sífilis. “Esse trabalho já existente dentro do conjunto e foi reforçado pela equipe”.
A Coordenação também teve uma reunião com a direção do conjunto. A finalidade é desenvolver uma “parceria para tratarmos da humanização do público LGBT dentro desses conjuntos. Garantir hormonização, assistência à saúde e manutenção dos cabelos compridos, em se tratando do público trans”.
De acordo com José Mário, em todo o estado são mais de 15.400 detentos. Destes 50 são transexuais ou transgêneros. “Estão confinados dentro de uma cela masculina ocasionando casos de violência”. A Bahia tem 27 unidades prisionais, só Conquista tem uma ala LGBT, onde hoje há 14 apenados.
A próxima visita da Coordenação LGBT será no presídio Nílton Gonçalves, aguardando a agenda com a direção da unidade.





