Filmes premiadíssimos, longas dirigidos por mulheres, documentários baianos, debates sobre a atual produção cinematográfica e a possibilidade de dialogar com cineastas e atores. Assim será a Mostra Cinema Conquista em 2018, que começa no próximo domingo (4), no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, e segue até o dia 9, aniversário da cidade.

A programação do evento foi apresentada ao público e à imprensa nesta terça (30) pela produção do evento. “Nosso perfil é o de trabalhar temas importantes, temas dos quais  precisamos falar. Em todos os projetos que nos envolvemos, propomos temáticas que possibilitam as pessoas a se expressarem”, afirma o diretor do Instituto Mandacaru, Marcelo Lopes, fazendo referência a abordagem indígena, negra e feminina na programação da Mostra desse ano.

Iniciada em 2004, a Mostra Cinema Conquista coloca a cidade de Glauber Rocha em evidência, dentro do circuito das mostras nacionais de cinema, apresentando um recorte da atual produção brasileira. Uma das marcas da programação é a possibilidade de diálogo com atores, diretores, roteiristas, produtores, cineastas e pesquisadores. “A nossa preocupação ao montar a programação acadêmica foi a de que ela estivesse em sintonia com a programação de filmes, promovendo o debate e o encontro entre gerações”, explica o jornalista e coordenador de atividades acadêmicas da Mostra, Euclides Mendes.

Para a secretária municipal de Cultura, Tina Rocha, o evento é sempre uma oportunidade para conhecer o que está sendo produzido pelo cinema nacional, o que não é possibilitado pela televisão e pelas salas de cinema. “Todos os envolvidos na realização da Mostra estão de parabéns. Estou muito feliz, sou uma apaixonada pelo cinema e pela boa arte e, sem dúvida nenhuma, essa é uma ótima oportunidade para a formação do público. Toda a comunidade está convidada a participar”, destaca.

A abertura oficial da Mostra acontece no teatro do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, às 19h30, do domingo, dia 4 de novembro, com a homenagem ao cineasta Chico Liberato e exibição dos filmes Amarilis (Chico Liberato, 2016) e A Cidade dos Piratas (Otto Guerra, 2018).

Fotos: Rafa Flores

A Mostra Cinema Conquista – Ano 13 tem o apoio cultural da TVE Bahia, TV Sudoeste, Educandário Padre Gilberto, Tia Sônia e Schin. Recebe o apoio institucional da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, através do Curso de Cinema e Audiovisual, Programa Janela Indiscreta e Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas; do Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia (IRDEB); da Diretoria Audiovisual do Estado (DIMAS); e do Centro de Cultura Camillo Jesus. A Mostra Cinema Conquista é uma realização do Instituto Mandacaru de Inclusão Sociocultural. Tem o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e do Governo do Estado.