Na semana do aniversário da cidade, quinze artistas estarão em exposição na Casa Memorial Governador Régis Pacheco, na Praça Tancredo Neves. Nomes como Valéria Vidigal, Silvio Jessé, Edméa de Oliveira, Allan de Kard e Marília Bastos são alguns dos artistas participantes da exposição Joias do Sertão Baiano – Pintura, fotografia e escultura. Peças de J. Murilo e do argentino Luis Grosclaude também compõem a mostra.

O projeto é de autoria e curadoria de Rose Fonseca, com apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura, e configura-se como uma iniciativa artística e cultural em prol das artes plásticas na região Sudoeste, que contempla diferentes linguagens e vertentes artísticas.

“Com esta exposição, a gente homenageia Conquista diretamente, o nome da exposição é extraído do hino da cidade. Como a curadora diz, joias não são as obras e sim os artistas”, afirma o artista plástico Edmilson Santana, um dos participantes. “Além de homenagear Vitória da Conquista, esse projeto pretende levar a cidade para um cenário de maior visibilidade, a nível de América Latina”, revela o artista.

“É preciso esta ousadia, é preciso levar Conquista e seus artistas além das nossas fronteiras. Precisamos enquanto governo municipal apoiar todos os projetos que pretendem promover nossa arte, que é muito particular, mas que não fica devendo em nada quando comparamos com o que é produzido por artistas que estão nos grandes centros”, destaca a secretária municipal de Cultura, Tina Rocha.

A exposição será aberta no dia 5 de novembro. A entrada é gratuita.