Ainda cedo, quem passa pela Policlínica de Atenção Básica Dr. Ademário Silva Santos já encontra com Gabriel Brasil dos Santos. Antes das seis da manhã, o odontólogo, que faz parte do quadro de profissionais de saúde bucal ligados à Secretaria Municipal de Saúde, ocupa o seu posto de trabalho.

Tímido e sorridente, o dentista passa as manhãs fazendo radiografias dentárias em pacientes encaminhados pelos colegas das unidades de saúde localizadas no campo e na cidade. Para ele, o lema “quanto mais cedo melhor” estampado em seu cartão de visitas precisa ser uma realidade para beneficiar principalmente os que moram distante. “Começando o trabalho mais cedo, os pacientes, na maioria das vezes, têm a oportunidade de já saírem com a radiografia em mãos no mesmo dia”, esclareceu.

A Policlínica de Atenção Básica Dr. Ademário Silva Santos é referência nesse tipo de serviço, que atende mais de mil pessoas todos os meses. Extremamente útil, o raio-x é utilizado na odontologia para facilitar diagnósticos, pois, entre outras coisas, os dentistas podem ver dentes que estão presos dentro do osso e que nunca nasceriam, cistos que ficam muito bem escondidos perto da raiz do dente, fraturas, infecções, entre outras coisas.

Conquistense e apaixonado pela cidade em que vive, Gabriel se formou em 1984 pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), por influencia do tio. “Meu primeiro sonho era a Oceanografia, sou amante da água e da natureza; porém este curso só existia no Rio de Janeiro e as condições financeiras da minha família não permitiam. Tenho um tio dentista, foi minha influência e referência na escolha da odontologia”, declarou o odontólogo que é servidor público municipal há 27 anos.

Para Gabriel, o trabalho não se resume ao atendimento na unidade de saúde. “A prevenção é algo fantástico e que traz verdadeiros resultados, principalmente nas crianças”. Ciente de que a prevenção é o melhor remédio, há 15 anos o profissional realiza visitas a escolas para escovação e aplicação de flúor. “Já fazia esse trabalho antes mesmo da implantação do Programa Saúde na Escola (PSE)”, se referindo ao programa desenvolvido por meio da parceria entre as secretarias de Saúde e Educação e que visa proporcionar a melhoria da qualidade de vida da população e contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. “Hoje existe a grande ajuda dos Agentes Comunitários de Saúde, eles sempre estão presentes”, reconhece o dentista.

Nas escolas, o odontólogo Gabriel Brasil dos Santos se torna o “tio Gabriel”. Em meio a conversas, o profissional fala às crianças sobre a importância de cuidar dos dentes e o modo correto de fazer isso. “É uma alegria quando o tio Gabriel vem a nossa escola. Ele ensina de modo divertido”, diz Giovane Freitas, aluno do 4º ano da Escola Municipal Lions Clube. Para Raíssa Silva, 10 anos, as informações passadas por Gabriel ajudam muito: “antes eu não sabia como escovar os dentes da forma certa, hoje eu já sei”. Coordenadora pedagógica da Escola Municipal Lions Clube, Elenice Brasil, ratifica a opinião dos alunos: “Gabriel é muito dinâmico e gosta do que faz, isso reflete no compromisso com o trabalho executado. Essa parceria é muito importante para a comunidade escolar, já que as informações obtidas aqui se estendem aos familiares, uma vez que as crianças se tornam multiplicadoras”.

A recompensa por toda dedicação ao que faz, Gabriel já está recebendo e isso proporciona ainda mais vontade de seguir com o compromisso na unidade de saúde e com as ações nas escolas: “minha alegria é ouvir histórias e relatos de adolescentes que participaram das escovações quando crianças e que hoje não têm nenhuma cárie”.

Neste 3 de outubro, Dia Mundial do Dentista, nossa homenagem a Gabriel e a todos os 82 odontólogos que atuam nos diferentes serviços ofertados pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.