A Escola Municipal Zulema Cotrim, realizou na manhã desse sábado (22), o evento “Tem cheiro de inclusão no ar”. A atividade, voltada aos pais e alunos, teve como objetivo apresentar um modelo de educação inclusiva a ser aplicada no sistema público de ensino.

A programação do evento foi dividida entre palestras, apresentações culturais dos próprios alunos e um espaço aberto para o relato de experiências. Tudo parte integrante do “Setembro Verde”, que no Brasil é o mês escolhido para celebrar as atividades de inclusão às pessoas com deficiência. Dessa forma, várias escolas da rede municipal, que prestam esse tipo de serviço, têm desenvolvido atividades de conscientização voltadas à causa da inclusão.

A diretora da Escola, Rose Mary Fonseca diz que para a escola o evento é um marco importante, pois além da inclusão é comemorada a aquisição de uma sala de recursos multifuncionais. “A sala traz a segurança do resultado do trabalho. Com ela podemos ajudar os alunos com deficiência de uma forma adequada”.

A escola Zulema Cotrim atende 30 alunos com necessidades especiais, entre eles surdos, transtorno de déficit de Atenção (TDH) e autismo. “A proposta da palestra foi o de apresentar principalmente a ideia de uma educação integradora, a qual atenda as diferenças de cada estudante”, explica a diretora.