Esaú Matos
Postado em 12 de setembro de 2018 as 12:23:55
e atualizado em 1 de outubro de 2018 as 10:22:21

Pais e filhos fizeram coleta de sangue para hemograma completo
Esta quarta-feira (12) foi diferente na Creche Municipal Anna Geruza Bittencourt, no bairro Nova Cidade. Durante todo o dia, as salas que normalmente recebem crianças de dois a cinco anos se transformaram em salas de atendimento para profissionais e estudantes que atuam na Fundação de Saúde de Vitória da Conquista e no Hospital Municipal Esaú Matos.
Com a primeira edição da ação “Pró-Saúde: a fundação cuida de você”, alunos, pais e servidores da creche realizaram exames bioquímicos, antropometria e responderam a um questionário de pesquisa que servirá para o mapeamento de doenças crônicas. “O objetivo é ampliar e diversificar os trabalhos dentro da própria fundação. Queremos, a partir do que for identificado, retornar ao local para fazer uma devolutiva, com palestras e seminários e também encaminhar as pessoas que precisarem para os postos de saúde”, explica a técnica em Assuntos Culturais do Esaú, Daisy Andrade.
Para a coordenadora da creche, a professora Ana Cláudia Santana, a atividade supre uma necessidade para muitas pessoas do bairro, integrando o projeto pedagógico que aproxima a instituição de ensino das famílias. “Para o bairro e para nossa instituição essa é uma ação excelente, é muito importante esse momento, que é apertar os laços mesmo, pois a gente entende o processo educacional também dentro do aspecto do cuidar. A gente educa, mas a gente tem que cuidar também, não só das crianças, como das famílias”, destaca. “Está todo mundo satisfeito com essa parceria”.

Fernanda e o filho Caio
A creche Anna Geruza Bittencourt atende cerca de 150 crianças dos bairros Nova Cidade, Primavera e Panorama. Uma delas foi o pequeno Caio, de três anos, filho da secretária Fernanda Rodrigues. “Isso mostra que eles estão preocupados com a saúde das crianças. Às vezes, com a rotina, a gente não consegue fazer todo esse controle de exames e do peso. É bem legal que aconteça, isso facilita pra gente que normalmente encontra dificuldades para marcar um exame”, comemora a mãe.

Antes dos exames, os pais responderam a um questionário sobre seus hábitos
A ação Pró-Saúde é um projeto do Núcleo de Extensão, Pesquisa e Estudo de Doenças Crônicas (NEPEdc) da Fundação de Saúde, sob orientação do professor Stênio Duarte, em parceria com instituições de ensino da região e participação de estudantes e pesquisadores de diferentes áreas da saúde.
“A nossa intenção é promover de fato a saúde preventiva, queremos evitar que as pessoas fiquem doentes, mudando o rumo natural que é tratar doenças. Ao irmos para uma escola ou uma creche, aproximamos da comunidade e efetivamos as ações de prevenção em saúde, por meio de exames e orientações sobre todos os campos do saber, visto que vamos com uma equipe multidisciplinar”, conta o professor Stênio. Atualmente, a equipe é formada por 50 pessoas, da medicina, odontologia, nutrição, enfermagem, fisioterapia, farmácia, biomedicina, educação física, engenharia da computação e do direito.

Servidores da creche também participaram da ação
A ação também contou com a participação de técnicos do Laboratório Central.





