Psicóloga Thais falou sobre a qualidade no atendimento e também sobre marketing pessoal

Após três meses de aulas no Instituto Federal da Bahia (Ifba), os adolescentes e jovens integrantes do projeto Cidadão Aprendiz estão prontos para iniciarem suas atividades como servidores da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. Para este momento, a coordenação da Rede de Proteção e Atenção à Criança e ao Adolescente organizou uma programação que se iniciou nessa segunda-feira (10) na qual está sendo apresentado o organograma da Prefeitura com o funcionamento de cada setor. Além disso, os participantes estão recebendo noções de qualidade do atendimento, marketing pessoal e palestra motivacional.

Na próxima quinta-feira (13), os 30 jovens do programa serão recepcionados pelo prefeito Hérzem Gusmão e sua equipe de secretários, a partir das 10h, no Salão do Gabinete. “Nós estamos muito felizes em recebê-los e poder acompanhar de perto a inserção de cada um deles nos setores da Prefeitura, por isso preparamos com todo cuidado esta recepção que conta com a capacitação e também com a acolhida do prefeito que lhes dará boas vindas” esclareceu Camilla Fischer, coordenadora da Rede.

Para a psicóloga da coordenação de Gestão de Pessoas da Secretaria de Administração, Thais Nogueira, este é um momento muito importante para quem está iniciando no mercado de trabalho. “Por conta disso, trouxemos a proposta de trabalhar a qualidade do atendimento no serviço público e também pensamos em trabalhar a postura deste profissional, como se comportar, como se vestir, pensando em quanto isso influencia no atendimento ao outro”, ressaltou Thaís.

Cada um dos integrantes do programa recebe meio salário mínimo, pago pela empresa E.P.C.L Empreendimentos, Projetos e Construções Ltda, que recebeu a proposta do Ministério do Trabalho para participar do projeto cumprindo a Lei do Programa Jovem Aprendiz. As empresas de grande porte precisam cumprir uma cota (art. 428 e 429 da CLT), incluindo no seu quadro de funcionários jovens de 14 a 24 anos na condição de aprendizes.

Laís está ansiosa para iniciar seu trabalho

Moradora distrito de Cabeceira da Jiboia, Laís Oliveira (17) não vê a hora de iniciar seu trabalho na Prefeitura. “Espero que com este emprego eu possa aprimorar mais meus conhecimentos e também contribuir com a Prefeitura”, ressaltou Laís.

Já para José Augusto da Silva Cruz (17), morador da Vila Serrana, esta é uma oportunidade para conhecer novas pessoas e aprender. “Eu já trabalhei antes, mas não da forma certa, não tinha a carteira assinada e nem curso preparatório. Então, este trabalho aqui é de grande ajuda para mim”, salientou José.

José Augusto acredita que esta é uma grande oportunidade que ele está recebendo

Cidadão Aprendiz – consiste em um projeto de aprendizagem profissional  implantado no município, dentro da modalidade de cotas sociais, com qualificação teórica e prática realizado pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA), Ministério Público do Trabalho, o Ministério do Trabalho e o Ministério Público Estadual e empresa ECPL Empreendimentos. A Prefeitura será a responsável pela qualificação prática dos jovens e o Ifba será o responsável pela sua formação teórica, que se dará na área administrativa e de apoio a usuários de informática. Além disso, os jovens contam com o apoio da Rede de Atenção ofertado por uma equipe técnica composta por psicólogo, pedagogo e assistente social durante todo período de contrato.