Educação
Postado em 10 de setembro de 2018 as 09:00:48

A Paraíba de Suassuna e da Literatura de Cordel
“Arte pra mim não é produto de mercado. Podem me chamar de romântico. Arte pra mim é missão, vocação e festa”. A frase é de Ariano Suassuna, um dos dramaturgos homenageados pelo tradicional desfile de 7 de Setembro da Prefeitura de Vitória da Conquista. Com o tema “Uma Conquista Nordestina: povo forte e independente”, o desfile demonstrou que nossa cidade tem talento para a arte; e os nossos alunos paixão pela educação.
E não faltou missão, vocação e festa. A missão ficou por conta da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, que esforçou-se para entregar o melhor desfile que a cidade já viu. “Cada ano é especial, porque falamos da nossa querida terra, que é Conquista. Mas esse ano, decidimos homenagear todo o nosso berço nordestino, que nos faz vitoriosos por natureza. Celebramos a nossa Conquista nordestina, mas tantas outras vitórias e conquistas do Nordeste. Somos um povo de uma tradição riquíssima”, explicou a professora Nágida de Oliveira, uma das responsáveis pela criação do tema do desfile.

Já os cerca de 1200 alunos da rede municipal de ensino que emocionaram o público ao longo da Avenida Integração demonstraram que têm vocação de sobra para a arte. Com uma ala representando cada estado do Nordeste, não teve quem não se emocionasse com as apresentações de capoeira, “coco alagoano”, fanfarras, frevos e bumba-meu-boi. Cortejos musicais entrosados também encantaram a plateia.
11 carros alegóricos impressionavam pelo cuidado com cada detalhe. Na ala baiana, a representação do Farol da Barra foi acompanhada de dois alunos fielmente caracterizados, representando a resistência cabocla contra a opressão portuguesa. Já a ala que homenageava o Rio São Francisco fez o sertão conquistense se banhar em cheio nas águas do Velho Chico: lendas do nosso folclore, como a mãe d’água e o mergulhão, foram vividos por alunos talentosos, que hipnotizavam a plateia com a beleza de sua interpretação. Houve também homenagens ao Quilombo de Palmares, resistência dos escravos em Alagoas, entre outras.

O Velho Chico e suas lendas
Para terminar a tríade de Suassuna, a festa foi comemorada, é claro, por um público de aproximadamente 30 mil pessoas que enfrentou o frio conquistense e acordou cedo só para ver esse espetáculo de arte cívica e cultura popular.
“Hoje eu vim mais cedo para agradar meu neto, de três anos. Olha como ele está adorando! Está tudo lindo. Moro há 30 anos em Conquista e nunca vi um desfile assim”, disse Maria Rúbia Viana, natural de Tremedal e conquistense de coração. Maria é casada com um pernambucano, Elizeu Alves, radicado em Conquista há 40 anos. “É o que dizem, né: bebeu da água de Conquista, não sai mais. Conquista acolhe a todos. Ao homenagear todo o Nordeste, a cidade homenageia também todos aqueles nordestinos que não nasceram aqui, mas como meu marido, tem o coração amarrado na cidade”.

Pernambuco foi representado pelo frevo, “galo da madrugada” e bonecos de Olinda
Arte, vocação e festa também no Ideb – A arte de aprender, a vocação em ensinar e a festa por alcançar resultados melhores também esteve presente na avenida em faixas, placas e cartazes que comemoravam a melhor nota da história de Vitória da Conquista no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em 2017, o índice passou de 4,1 para 4,7 nas séries iniciais. Na avenida, houve destaque para a Escola Municipal Mário Batista, que alcançou 6,2 pontos no Ideb, pontuação bem acima da média nacional.
Com estes resultados, Vitória da Conquista apresenta mais um salto de qualidade na educação, sem perder de vista a sua principal meta, que é garantir o acesso a 100% de crianças e adolescentes em idade escolar. O município possui uma das maiores redes de ensino fundamental do estado da Bahia, com 46 escolas na zona urbana e 110 no campo, além de 30 centros municipais de Educação Infantil (creches).
“2018 é um ano de bênçãos, e tudo está melhorando em nossa cidade. Este é certamente o melhor desfile de 7 de Setembro da história de Conquista. Alunos dedicados, alas magníficas, uma preciosidade em cada detalhe. E neste desfile, comemoramos ainda o resultado recente no Ideb, o melhor que Conquista já recebeu. E em 2019, tenho certeza que faremos ainda melhor. Parabéns para a secretária Selma Oliveira e para toda a Secretaria de Educação”, afirmou o prefeito Herzem Gusmão.
E com esse desfile de bons resultados, pedimos permissão a Suassuna para chamar todos os conquistenses de românticos. Afinal, temos cada dia mais motivos para sermos completamente apaixonados por nossa terra.






