Desenvolvimento Social
Postado em 30 de agosto de 2018 as 09:17:13
O prefeito municipal Herzem Gusmão recebeu, na tarde dessa quarta-feira (29), dez caratecas do projeto Educarte, ligado à Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Eles fazem parte do grupo de 15 alunos que conquistaram 23 medalhas na Copa Estadual Cidades do Karatê, realizada em Itapetinga no dia 18 deste mês.
Os meninos e meninas da oficina de karatê foram exibir suas medalhas: 16 de ouro, quatro de prata e três de bronze nas categorias kata e kumitê. Na oportunidade, os dois alunos mais novos da turma fizeram uma pequena apresentação do Kata, orientados pela instrutora da oficina de karatê, Elaine Oliveira.

Os mais novos medalhistas fazem apresentação de Kata
O prefeito parabenizou aos atletas pela conquista e acrescentou: “nós também estamos recebendo essas medalhas e estou muito feliz de estar aqui nesta tarde com vocês”. Jéssica Evelin Rocha (10) era um dos medalhistas presente no Salão Nobre do Gabinete Civil. Participando pela primeira vez de um campeonato, ela trouxe o ouro ao conseguit vencer no Kumitê (luta), além de ganhar a prata no Kata. “Fiquei muito feliz”, resumiu a menina sobre a vitória. Aluna da Escola Municipal Lions Clube, Jéssica explicou, em breves palavras, porque gosta do esporte: “Ele educa, ensina, a gente aprende mais”.
“Trouxemos esses alunos para o prefeito conhecer e reforçamos a comprovação de que o Educarte faz a diferença, fazendo com que nossas crianças e adolescentes tenham resultados no outro turno, tão rico quanto à sala de aula. Só tenho que parabenizar e agradecer à Administração Municipal por esse compromisso com a Educação, à jovem instrutora e aos educandos por fazerem parte desta proposta”, disse a secretária municipal de Educação, Selma Maria de Oliveira.

Jéssica: tímida nas palavras, guerreira no tatame
Educação e esporte – Durante a visita, Herzem comentou sobre sua trajetória no basquete, representando Vitória da Conquista, e ressaltou a importância do esporte na formação dos jovens. “Esporte é extraordinário. Cientes disso, estamos com a reforma administrativa, mudando a coordenação de Esporte para secretaria de Educação para que o município invista mais nesta área”, informou.
Seguindo o modelo de Sobral, cidade cearense com melhor IDEB da rede pública de Ensino, a Prefeitura está mudando a concepção da Educação, por meio do Projeto Educar pra Valer. “Na filosofia de Sobral, estamos pegando essas escolas acanhadas e até sem condições higiênicas e nucleando. Vamos edificar grandes escolas com áreas de lazer e elas devem ter esporte. Esse é o nosso desejo e estamos trilhando esse caminho”, declarou o gestor.

Alegria dos participantes da oficina de Karatê no Glauber – aberta ao público em geral
O Educarte segue essa direção. O projeto oferece outras oficinas dentro das salas de aula, em substituição aos professores regentes enquanto estes participam dos momentos de Atividades Complementares – AC’s. Oficinas do projeto também são abertas ao público no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura.
“Nas academias de Karatê se paga mensalidade e o projeto Educarte está proporcionando pra gente a academia de karatê grátis e tem também dança, xadrez, teatro, capoeira e não precisa pagar nada”, relatou o carateca de 13 anos de idade, Mateus Lacerda.
Aluno da Escola Municipal Marlene Flores, ele sai de Lagoa das Flores para participar da oficina no Glauber. Para ele, o esforço vale a pena. “Na primeira competição, ganhei dois troféus de primeiro lugar e uma medalha de segundo. Agora em Itapetinga, eu ganhei duas medalhas de ouro na duas modalidades na categoria sub-14”, orgulhou-se o menino, irradiando alegria.

Com sorriso estampado no rosto, Mateus comemora o Educarte e suas conquistas
Também estiveram presentes no ato, o chefe de Gabinete Civil, Marcos Ferreira, o assessor especial Mateus Novais e coordenadores do Educarte.