Com objetivo de planejar ações para melhoria da assistência a crianças e a adolescentes em Vitória da Conquista, a Prefeitura e o Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente (Comdica) realizaram, nesta sexta-feira (24), no auditório da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o 1o Fórum Comunitário do Selo Unicef. O evento contou com a presença da sociedade civil organizada, por meio de entidades como a Pastoral do Menor, adolescentes que integram o Núcleo de Cidadania Adolescente (Nuca) e representantes do Governo Municipal.

O prefeito Herzem Gusmão destacou a importância do Selo Unicef no direcionamento das políticas públicas para a criança e o adolescente.

O prefeito Hérzem Gusmão participou da abertura do evento e destacou a importância do Selo Unicef no monitoramento das ações de governo.  “Internamente, com nossas equipes, temos como acompanhar as ações da nossa gestão na direção de políticas públicas, principalmente para a criança e o adolescente”, afirma. Com isso, é possível ter um um diagnóstico das necessidades mais latentes e agir para solucioná-las. “Desenvolvermos projetos, oficinas, para que a gente possa atrair esses jovens”, exemplifica.

Para Leda Freitas, presidente do Comdica, a participação do município no Selo demonstra a preocupação do Governo Municipal com a situação das crianças e dos adolescentes. “O prefeito Herzem Gusmão, ao assinar a adesão de Vitória da Conquista ao Selo Unicef, mostrou para a comunidade o seu compromisso com a causa da criança e do adolescente”,  salientou.

Garantir os direitos à saúde, à educação e à cultura é uma das metas que foram debatidas durante o Fórum, que deu voz a todos os participantes. “Este é um dos momentos mais importantes do Selo Unicef, porque aqui nós estamos ouvindo a população, que apresentou várias sugestões que serão acrescentadas em nosso plano de ação”, ressaltou Camilla Fischer, articuladora do Selo Unicef em Vitória da Conquista.

Integrantes do Nuca participam do Fórum Comunitário na Apae

Durante o evento, o Governo apresentou seus indicadores nas áreas de saúde, educação e assistência social. Além disso, também expôs algumas ações que vem desenvolvendo para combater problemas como evasão escolar e a busca do primeiro emprego, por meio de projetos como o Cidadão Aprendiz, que tem por objetivo o acesso de jovens ao mercado de trabalho.

José Augusto da Silva Cruz (17), morador da Vila Serrana, está no projeto Cidadão Aprendiz, participa do Nuca e estuda no turno da noite. Para ele, o mais importante neste momento é aproveitar todas as oportunidades que estão sendo oferecidas para jovens como ele. “Para mim, é muito importante estar aqui e poder falar da minha experiência, porque há um tempo atrás eu não tive a oportunidade de estar estudando, de me qualificar para buscar um trabalho futuro. Com o curso, estou aprendendo informática, a tirar nota fiscal, estou me dedicando e espero em breve estar trabalhando na Prefeitura”, comentou José Augusto.

José Augusto está aproveitando as oportunidades oferecidas pela Governo Municipal para jovens como ele

Nos grupos de trabalho, os participantes trataram dos seguintes temas: direito ao Registro Civil, evasão escolar, programas, serviços e benefícios sociais para famílias vulneráveis, alimentação infantil, gravidez na adolescência, pré-natal, óbito materno, qualidade da educação, direito à vida e violência contra a criança e adolescente.

Para Bruno, o mais importante é oferecer educação e cultura para crianças e adolescentes

Para o professor de teatro e dança da Pastoral do Menor da Igreja das Graças, Bruno de Sousa Ribeiro, momentos como estes fortalecem a sociedade e o governo para a causa da criança e do adolescente, que é a classe menos favorecida e que mais precisa das ações sociais para garantia dos seus direitos. “Acho muito bom chegar aqui e ver esta quantidade de pessoas demonstrando preocupação com  esta questão. Para mim, uma das questões mais importantes que debatemos aqui foi a garantia do acesso à educação e à cultura, que são importantes para o desenvolvimento de todos”, ressaltou Bruno.