Cultura
Postado em 2 de agosto de 2018 as 20:40:24
Eles ainda estão aprendendo, mas já fizeram a sua primeira apresentação pública. A Orquestra Joia do Sertão apresentou, nesta quarta (1º), no foyer do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, o Concerto Didático, uma forma de demonstrar os primeiros aprendizados de uma turma que está se dedicando à música sinfônica.
Iniciado em maio desse ano, o grupo já conseguiu construir um repertório diversificado, indo de Ode à Alegria, de Beethoven; a We Will Rock You, do Queen. Ao todo, são 22 pessoas, com idades entre 11 e 35 anos. Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, os músicos se reúnem para as aulas e ensaios na Casa Memorial Régis Pacheco.
“Esta é uma orquestra pedagógica, um projeto mais aberto à sociedade, para ir formando pessoas interessadas em tocar instrumentos, como violino, violoncelo e viola”, explica o maestro João Omar de Carvalho, coordenador pedagógico do projeto, que vê o movimento em torno das orquestras ganhar força no interior. “Essa é uma oportunidade para se fortalecer esse movimento”, diz João, que também é presidente da Associação das Culturas Orquestrais e Sinfônicas (Arcos).
Seguindo a metodologia da prática em conjunto, como uma forma de integração social, o professor da turma é Matheus Reis. “Por muito tempo Conquista não teve uma vivência instrumental na cidade. Quando o Neojibá veio para Conquista, em 2016, e com o trabalho que fizemos no núcleo do programa Conquista Criança, tivemos a inspiração de trazer esse trabalho para toda a comunidade. Tem muitos jovens músicos na cidade, nós abrimos o projeto visando esses jovens, para dar essa oportunidade a eles, de tocarem em uma orquestra”, relata.
Para a secretária de Cultura, Tina Rocha, a iniciativa é importantíssima. “O projeto envolve crianças e jovens e é uma iniciativa que abraçamos imediatamente. Eu acho que um projeto desse nível é muito importante, ele envolve não apenas a formação de plateia, mas também a formação dos músicos, que se socializam com esse tipo de música e aprendem a tocar em conjunto. Fiquei surpresa com a interação do grupo com a plateia”, avalia.
Pessoas com idade a partir dos oito anos podem se inscrever para participar do projeto. Os interessados devem comparecer ao Memorial, de segunda a quarta, das 15h às 17 h. O principal requisito é ter o seu próprio instrumento.