Durante todo o mês de Julho, o Centro de Atenção e Apoio  à Vida (CAAV), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a Campanha Julho Amarelo de Combate às Hepatites Virais. A última aconteceu no bairro Nova Cidade neste sábado (28), dia D no Combate e Enfrentamento das Hepatites Virais.

Para realizar a ação, o CAAV contou com o apoio da base comunitária do bairro. Várias atividades foram oferecidas, como a distribuição de material informativo e testagem para detecção da doença. Segundo a coordenadora do CAAV, Riviane Santana, a programação desenvolvida durante todo o mês faz parte da campanha anual do Ministério da Saúde. “O objetivo da campanha é alertar a população quanto à doença, as formas de contágio, medidas de prevenção e tratamento”, afirmou.

O dia 28 de julho foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais a partir de iniciativas e propostas brasileiras apresentadas durante a Assembleia Mundial da Saúde de maio de 2010. Desde então, o Ministério da Saúde, por meio do seu Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde, vem cumprindo uma série de metas e ações integradas de prevenção e controle nos níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) para o enfrentamento das hepatites virais no Brasil.

Sobre a hepatite e o tratamento – Hepatites Virais são processos infecciosos (causados por vírus) e que podem comprometer em diversos graus a capacidade de funcionamento do fígado. São conhecidos na atualidade cinco tipos de hepatites virais, classificadas como tipos A, B, C, D e E. As mais frequentes em nossa população são as hepatites virais do tipo A e B, embora a hepatite do tipo C registre grande numero de ocorrências, preocupando as autoridades médicas devido às suas consequências. Por ser uma doença muitas vezes silenciosa, milhões de pessoas só percebem que têm algum tipo de hepatite quando ela começa a se manifestar de forma mais grave, como em uma cirrose ou câncer de fígado.

Em Vitória da Conquista, o CAAV realiza gratuitamente o teste para diagnóstico da doença, além de disponibilizar tratamento para os tipos B e C. Os usuários do serviço são orientados e acompanhados por um grupo completo de profissionais: técnico de enfermagem, enfermeiro, médico hepatologista, psicólogo, odontólogo e equipe da farmácia. O CAAV fica localizado na Praça João Gonçalves, s/n, no Centro da Cidade. Quem quiser mais informações pode entrar em contato através dos telefones (77) 3429-7250 ou (77) 3429-7251.