Da esquerda para direita: a professora de Gabriel, Karine Malta; o aluno Gabriel Mercês; o prefeito Herzem Gusmão; a aluna Maíra Bispo; a secretária de Educação Selma Oliveira e a vice-diretora do Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa, Aurelita Caires

“E tudo passa sobre a terra”, diz a última frase de Iracema, famosa obra literária de José de Alencar. Ao receber os dois alunos da rede pública municipal que obtiveram grandes colocações no Projeto Lápis na Mão, o prefeito Herzem Gusmão citou a obra como uma das que mais lhe marcou durante seus tempos de escola.

Embora tudo passe sobre a terra, há coisas que perduram por mais tempo do que outras. A literatura, por exemplo. E o meio ambiente. Em uma agradável união dos dois, a edição 2018 do Projeto Lápis na Mão, promovido anualmente pela TV Sudoeste, propôs aos alunos uma redação com o tema “Florestas e Livros: lugares encantados”. O resultado: o primeiro colocado da categoria “Ensino Fundamental II – 8º e 9º ano” foi Gabriel Mercês Silva, aluno da Escola Municipal Maria Rogaciana da Silva. Já a terceira colocada da mesma categoria, Maíra Bispo Santos, também é aluna de uma escola municipal: o Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa.

A professora Selma Oliveira, secretária de Educação do município, comemorou a vitória: “É a primeira vez que as escolas da zona rural participam da premiação, e o resultado não poderia ser melhor: dois finalistas, e uma das finalistas exatamente da nossa zona rural, Bate-Pé. Estou orgulhosa. Sinto que essa evolução na premiação nos permite avaliar que o ensino está passando por mudanças, se ajustando ao que os nossos alunos necessitam. A educação alavanca qualquer nação. É por isso que investimos tanto nela”.

Em uma conversa descontraída, o prefeito recebeu com entusiasmo os dois alunos

Em uma conversa descontraída, o prefeito recebeu os dois alunos com entusiasmo na tarde desta quinta-feira (21), questionando as ferramentas que os estudantes utilizaram para se destacar na premiação e a avaliação que eles fazem das escolas em que estudam.

“Os alunos ganharam com louvor esse projeto belíssimo da TV Sudoeste. E com uma redação que trata exatamente de meio ambiente. Fico feliz porque o resultado de uma redação que trata de meio ambiente sai justamente na Semana do Meio Ambiente. Os alunos escreveram sobre rios e florestas. E agora, enquanto eu os parabenizo, estamos em uma semana decisiva, em que partimos decisivamente para recuperar o nosso Rio Verruga. Foi um tema feliz para a redação, e tanto Gabriel quanto Maíra tem todo o mérito pelo destaque recebido”, comemorou o prefeito.

Maíra, a estudante que sagrou-se terceira colocada na categoria “Ensino Fundamental II – 8º e 9º ano”

Maíra, a terceira colocada – Maíra Bispo Santos, uma das vencedoras, se sente orgulhosa em ter ficado em terceiro lugar em uma competição que teve cerca de 20 mil participantes. “Foi uma vitória só por ter participado, porque é o primeiro ano em que escolas da zona rural podem ser inscritas no concurso. Meus amigos de escola comemoraram muito. Acredito que, por minha colocação, todos os que estão à minha volta podem pensar ‘eu posso conseguir também!’ e se esforçarem mais e mais”, disse, emocionada.

A vice-diretora do Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa, Aurelita Caires, acompanhou Maíra na visita à Prefeitura. “É muito bom sabermos que nosso trabalho está valendo a pena. Estamos vendo os frutos aqui, agora. Foi um orgulho para mim e para toda a escola. Todos estão maravilhados com a vitória de Maíra”, exclamou.

Gabriel, o campeão da categoria “Ensino Fundamental II – 8º e 9º ano”

Gabriel, o primeiríssimo lugar – Já Gabriel Mercês Silva, o primeiro colocado de sua categoria, comemorou com alegria a vitória. “Saber que eu fiquei em primeiro lugar do Ensino Fundamental II foi uma grande alegria. Devo muito ao meu irmão, William e à minha professora de português, Karine, que me ensinaram e me incentivaram muito. Com o apoio deles, pretendo continuar a participar do Projeto Lápis na Mão nos próximos anos”, declarou, com convicção.

Karine Malta Santos Almeida, a professora de português a quem Gabriel tanto agradece, acompanhou o aluno à visita ao prefeito. Carinhosa, declarou o seu orgulho por ter um de seus alunos premiado no concurso Lápis na Mão. “É uma felicidade enorme para qualquer professor. Uma grande recompensa por meus vários anos de trabalho. Gabriel, além de um aluno interessado, procura sempre saber mais fora de sala de aula e é muito bem educado”.

A professora Selma, secretária de Educação, abraça os dois vencedores

Sobral e evolução no Ideb – Recentemente, a Prefeitura ganhou um reforço de peso para que alunos premiados como Gabriel e Maíra tornem-se cada vez mais frequentes na rede municipal de ensino. 5 municípios de todo o Brasil foram selecionados para replicar o modelo educacional de Sobral, município que há anos alcança grande desempenho no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A iniciativa é do Programa Educar para Valer, patrocinado pela Fundação Lemann.

A primeira fase para implantação do Programa, que consiste no diagnóstico da rede municipal, já está sendo executada. Assim que for concluída, o município passará a executar as medidas necessárias para alcançar a excelência na educação de Vitória da Conquista.

O prefeito Herzem Gusmão é um grande entusiasta da ideia, que deve resultar, em breve, em avanços no Ideb conquistense. “A equipe já retornou à Conquista para dar andamento ao projeto. E é um projeto tão bem-sucedido que Sobral quer começar a competir com outros países. É essa metodologia de ensino que estamos trazendo para Vitória da Conquista. Tenho a plena certeza de que o projeto será um sucesso – e de que a educação conquistense só tem a ganhar com ele”, garantiu o prefeito.

Como diria José de Alencar, “tudo passa pela terra”. Mas em terras conquistenses, a experiência de Sobral parece demonstrar que os avanços na educação têm tudo para não ser passageiros. Assim como a alegria que estampa os rostos de Maíra e Gabriel: as excelentes classificações no Projeto Lápis na Mão demonstram que, não importa a terra por qual eles passem, o sorriso de mel com que celebram a vitória veio mesmo é para ficar.