Desenvolvimento Social
Postado em 14 de maio de 2018 as 17:15:00

A assistente Social Joeni fala sobre sexualidade com os integrantes do NUCA
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de saúde sexual integra elementos físicos, emocionais, intelectuais e sociais do ser sexual por meios que sejam positivamente enriquecedores e que potencializem a personalidade, a comunicação e o amor. Para debater este tema, na última sexta-feira, o Núcleo de Cidadania Adolescente (Nuca) se reuniu na Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente.
O encontro teve como facilitadora a assistente social Joeni Pires Pereira, que abordou de forma descontraída o tema da sexualidade na adolescência. “Nós observamos que ainda é um pouco complicado para os adolescentes falarem um pouco de suas inquietações sobre sexualidade. Buscamos falar sobre a saúde, as mudanças do corpo e sobre questões emocionais”, ressaltou Joeni.

Geovana está gostando muito dos encontros do NUCA
A estudante Geovana Nascimento, 14 anos, moradora do povoado de Itapirema, aproveitou o momento para tirar suas dúvidas e saber um pouco mais sobre as mudanças físicas e emocionais que ocorrem nesta época. “Eu tenho gostado bastante dos encontros e hoje eu tirei muitas dúvidas. Pretendo continuar participando”, revelou Geovanda.

Para Valdson, o tema sexualidade deve ser abordado por todos
Já o estudante Valdson Gomes dos Santos Junior, 14 anos, morador do bairro Cruzeiro, voltou para casa com menos vergonha de falar sobre o tema. “Quando o assunto é importante, a gente não deve ter vergonha de falar com os amigos e com a nossa família”, destacou Valdson.

As reuniões do NUCA acontecem quinzenalmente, as sextas-feiras, na Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente.