Desenvolvimento Social
Postado em 4 de maio de 2018 as 17:53:27

Irma Lemos agradeceu a parceria de todas a entidades não governamentais
Com o objetivo de apresentar a programação municipal do Mês de Prevenção e Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realizou uma reunião nesta quinta-feira (03), no auditório da Rede de Atenção à Criança e ao Adolescentes, com coordenadores dos serviços municipais, conselhos, entidades filantrópicas, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Uesb.
Este ano, a programação tem como estratégia a parceria com entidades não governamentais e o Sistema de Garantias de Direitos e englobará diversas ações intersetoriais que pretendem visibilizar a temática da prevenção e do enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.
Para a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, a parceria com as entidades que integram a rede de assistência à criança e ao adolescente é fundamental para o sucesso do enfrentamento a este problema que tanto aflige a sociedade. “Nós precisamos unir forças para enfrentar o agressor e oferecer proteção as vítimas. Nosso governo tem o compromisso de combater esta violência que fere a dignidade e atrapalha o desenvolvimento infantil e adolescente”, ressaltou Irma Lemos.
Durante a reunião, a Secretaria apresentou a programação e abriu espaço para que as entidades incluíssem seus eventos. “O objetivo maior deste encontro é a promoção de um evento único com uma programação que se estenda até o final do mês com a participação de todas as entidades. Assim, podemos chamar a atenção de todos, reforçando o pedido para que a nossa população não feche os olhos para este grave problema e para que ela esteja atenta aos sinais de violência que os agressores deixam nessas crianças e adolescentes” acrescentou Michael Farias, diretor de Assistência Social.

Michael lembrou a importância de toda sociedade participar das ações do 18 de Maio
A programação será desenvolvida com ações macros e ações micro. Estão programados a realização de ato público na Praça Nove de Novembro no dia 18 de maio, a realização de curso de formação sobre a Lei 13.431/2017 com a coordenadora do Centro Integrado 18 de maio de Brasília, Giuliana Hernandes, no dia 22 de maio; palestras e rodas de conversas nos serviços; entre outras atividades, que seguirão até o dia 30 de maio.
Para a gerente do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA) da Uesb, Luciana Almeida Rocha, este é um momento muito importante para toda sociedade se unir e enfrentar este grave problema. “Pensar esta realidade de forma preventiva é muito importante, pois muitas vezes nos deparamos em nosso dia-a-dia com a situação consumada e a campanha quer prevenir e incentivar a denúncia do agressor para que este não faça novas vítimas”, declarou Luciana.

Cabo Almeida lembra que infelizmente este é um problema que também atinge crianças e adolescentes da zona rural
Mara Almeida, cabo da ronda escolar rural da Policia Militar, atua na região de Capinal. Ela lembra que, infelizmente, a violência sexual também ocorre na zona rural. “Este momento é muito importante porque nós. além de discutirmos a violência sexual, também podemos conhecer todas as entidades que atuam na garantia de direitos das crianças e adolescentes de nosso município”, destacou Almeida.