Notícias
Postado em 2 de maio de 2018 as 16:00:40

Com o objetivo de discutir a criminalização da LGBTfobia e o papel das políticas públicas no apoio à causa, a Prefeitura vai promover a partir deste final de semana mais uma edição do Maio da Diversidade. A ação está sendo desenvolvida pela Coordenação de Políticas de Promoção da Cidadania e Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.
Buscando fortalecer a convivência e a sociabilidade a partir de debates, oficinas e atividades artísticas e culturais, o Maio da Diversidade traz como pauta inúmeras questões referentes à população LGBT, como direitos civis, preconceito no mercado de trabalho e as consequências da homolesbotransfobia. A primeira ação acontecerá neste sábado, 05, com um almoço para 30 mães de homoafetivos.
“Para a programação estamos convidando não apenas o público LGBT, mas também a comunidade hétero, buscando conscientizá-los sobre a importância do respeito e da igualdade. É o preconceito que favorece a consolidação dos índices de violência na cidade e é ele quem nós devemos combater”, afirma o Coordenador LGBT, José Mário Barbosa.
Um Grito Pela Paz
Neste ano, o tema “Um Grito Pela Paz” faz referência às inúmeras vozes que são caladas pela violência e que acabam se tornando parte das estatísticas de morte no país. Segundo dados obtidos pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), 35 casos de homicídio e suicídio foram registrados no estado em 2017, contribuindo para que houvesse um aumento de 35% a nível nacional.
Ainda segundo o Coordenador, um dos problemas que dificultam a elaboração de políticas públicas é o fato de muitas dessas pessoas terem dificuldade de se assumirem. “Diante do preconceito na nossa sociedade, muitos acabam não tendo coragem de se declararem homoafetivos e isso impede a consolidação de uma assistência mais eficaz. Dessa forma, o objetivo do Maio da Diversidade é também lutar por um ambiente onde as pessoas se sintam confortáveis para viver sem nenhum tipo de repressão”, afirma.
Programação
As atividades do Maio da Diversidade tem início no dia 05 e vão até o dia 26 de maio. Veja a programação abaixo:
Almoço de Confraternização – 05/05/2018 – Horário: 12:00 as 16:00hs. Almoço para 30 mães homoafetivas, em comemoração ao dia das mães. Local: Sitio São Bento – Povoado do Choça.
Primeira Roda de Conversa – 11/05/2018 – Horário: 19:00hs – Local: Câmara de Vereadores – Tema: Política Nacional de Saúde Integral da População LGBT.
Segunda Roda de Conversa – 18/05/2018 – Horário: 19:00hs – Local: Câmara de Vereadores – Tema 01: Efetivação de Direitos Humanos e Cidadania LGBT, “Discurso de ódio na Sociedade, na Política e no Direito, LGBTfobia e Direitos Alternativos. Tema 02: Hormonoterapia para transgêneros e travestis, “Os Perigos da Automedicação”. Dr. Jonathan Andrade de Moura – Endocrinologista – Especialista em Hormonização.
Show artístico “Um grito pela paz” – 26/05/2018 – Horário: 13:00 às 21:00hs. Realizado na Praça Guadalajara (Normal), no horário das 13:00 as 21:00hs.com as seguintes atrações musicais: Bia e Iracena, Eduardo DJ, Banda Paixão, Mulher no Samba, e Cia Kagemi (grupo de teatro).





