“Vejo com alegria essas unidades em pleno funcionamento”, disse o prefeito

Prefeito busca unidade móvel permanente para o município

Durante três dias, a Fundação José Silveira realizou atendimentos especializados de saúde em três localidades de Vitória da Conquista. Quatro unidades móveis estiveram no povoado de Rancho Alegre (dia 22), no bairro Jurema (dia 23) e no bairro Brasil (dia 24).

Foram oferecidos diversos exames, como mamografia, ultrassom, raio x, exame preventivo, cardiologia com  eletrocardiograma, urologia, clínica médica e pediatria. A ação foi realizada através do vereador Luís Carlos Dudé, líder do Governo na Câmara Municipal, com o apoio da Prefeitura.

Nesta terça-feira (24), o prefeito Herzem Gusmão, acompanhado do vereador Dudé e da coordenadora dos projetos sociais da Fundação José Silveira, Edna Nazaré, visitou a feira instalada na Avenida Minas Gerais, ao lado da Policlínica de Atenção Básica Ademário Silva Santos.

Foram oferecidos diversos atendimentos, como exame de raio x

“Vejo com alegria essas unidades em pleno funcionamento. Isso faz uma revolução no  atendimento, como a população tanto espera. O nosso sonho é ter mais unidades como essas, que facilitam o atendimento médico. E como sou um homem de fé, estamos trabalhando pra conseguir”, declarou o prefeito.

No último sábado (21), o prefeito e o vereador se encontraram com o deputado federal Antônio Brito, ex-gestor da Fundação José Silveira, e com representantes da entidade. Juntos, pleitearam uma unidade móvel para percorrer os bairros e a Zona Rural do município.

“A gente sabe da carência existente e o deputado nos garantiu que está buscando a vinda da unidade para Vitória da Conquista de forma definitiva. Mas tudo indica que, ainda neste primeiro semestre, a Prefeitura terá três dias com essas unidades. O volume de atendimento será maior, com a participação mais intensa da secretaria Municipal de Saúde”, disse Luís Carlos Dudé.

O  vereador Luis Carlos Dudé e o prefeito Herzem Gusmão visitam a clínica

A Fundação tem 81 anos de existência e foi fundada pelo professor que atualmente dá nome a entidade, com o intuito de auxiliar no tratamento da tuberculose. Nos anos 2000, Antônio Brito esteve à frente da fundação e idealizou esse projeto de atendimento de saúde por meio de unidades móveis.

“Nosso objetivo é ir ao encontro das comunidades com mais vulnerabilidade social, levando atendimento onde existir mais necessidade”, afirmou a coordenadora Nazaré.

“Nosso objetivo é ir ao encontro das comunidades”, afirmou a coordenadora

E foi assim com a dona de casa Elza da Silva (64 anos), moradora do bairro Jurema. Ela não conseguiu ser atendida em sua comunidade e foi até o bairro Brasil. Lá, os exames foram prestados. “Ave-maria, é bom demais. Estou com dor na coluna e no estômago. Fiz raio-x e agora vou fazer o ultrassom. É importante, porque já me livra bastante de gastar”, disse a senhora.

Os vizinhos Marlene de Jesus Soares e Fred Costa de Carvalho também saíram de seu bairro em busca de exames gratuitos nesta terça. “Muito bom, muito bom mesmo. Gostei muito. Exame de R$ 500, que eu não teria condições de pagar, conseguimos fazer aqui de graça”, comentou Marlene. E Fred concluiu: “Isso que o vereador Dudé está trazendo com o apoio da Prefeitura é muito bom. Tem pessoas que não têm condições de pagar um exame desse. Eu só tenho que agradecer”