Educação
Postado em 20 de abril de 2018 as 11:14:40

Márcia Campos, coordenadora executiva do programa “Educar pra Valer”, palestra para professores da rede municipal de ensino
Professores da Rede Municipal de Ensino participaram, na noite desta quinta-feira (19), de um encontro. A reunião, realizada no auditório do Cemae, teve como objetivo apresentar aos presentes o modelo de educação desenvolvido nas escolas da rede municipal da cidade de Sobral, no interior do Ceará, há 15 anos.
Graças a esse modelo, centrado na excelência da aprendizagem, valorização do magistério e ordenação de investimentos educacionais, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município cearense subiu de 4,0 para 8,8 pontos em 15 anos de trabalho.
As ações de assessoria das secretarias municipais de educação das cidades participantes estão sendo realizadas pelo programa “Educar pra Valer”. A princípio, 50 municípios brasileiros foram escolhidos para a implementação dessa prática e Vitória da Conquista está entre os cinco primeiros. “Essa escolha se deu, entre outras coisas, por causa do empenho e da vontade do prefeito de Vitória da Conquista na implantação desse projeto”, explicou Márcia Campos, coordenadora executiva do programa.
“Estamos aqui apresentando uma experiência que deu certo, mas a nossa intenção não é transplantar o nosso modelo da mesma forma que aplicamos em Sobral, mas assessorar Vitória da Conquista para que, com suas particularidades, possa estruturar suas metas e avançar ainda mais no quesito educação”, completou.

A secretária de Educação, Selma Oliveira: “Precisamos abraçar esse projeto, que vai nos ajudar a avançar com qualidade”.
Para a secretária municipal de Educação, Selma Oliveira, a proposta de Sobral é extremamente positiva. “Precisamos abraçar esse projeto de educação, que vai fortalecer a nossa rede municipal e vai nos ajudar a avançar e avançar com qualidade”, disse.
Após ouvir sobre as metas do programa, os professores consideraram a iniciativa positiva. “É uma ideia excelente. O município aderiu, a Secretaria de Educação abraçou e com as escolas e professores se comprometendo, tenho certeza que desenvolveremos um trabalho de forma a melhorar os nossos índices educacionais e a possibilitar um melhor aprendizado dos nossos alunos”.
Durante essa semana, as técnicas do programa “Educar pra valer” conheceram de perto a estrutura e funcionamento da Rede Municipal de Vitória da Conquista. O próximo passo será o diagnóstico das capacidades de leitura dos alunos do 2º e 5º ano, através de testes orais e escritos e, posteriormente, definidas as metas de trabalho.

Os servidores da Educação estão animados com o projeto