Movimento Cultural Ogum Xorokê realiza aulas de percussão no Glauber Rocha

Das 15 às 17h, todos os sábados, o Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura será o espaço para aulas de percussão promovidas pelo Movimento Cultural Ogum Xorokê, com apoio da Prefeitura e da Coordenação Municipal de Igualdade Racial.

Atualmente, o grupo conta com 22 integrantes, alguns iniciantes, outros mais experientes, com condições de ensinar a outras pessoas. É o caso de Luanda Araújo, que está no grupo há 14 anos. “Eu vi o Ogum Xorokê ajudar muitas crianças a sair do caminho das drogas, crianças que não tinham incentivos para estudar, para crescer, ser alguém na vida. A base é dar esse incentivo, mas também formar os jovens profissionalmente”, afirma.

Para se inscrever, basta comparecer ao local no horário da aula

Segundo a presidente do movimento, Graça Alves, o grupo nasceu há 21 anos, com a proposta de ser uma banda percussiva e um bloco de carnaval. “Depois, com a própria demanda dos jovens, com o que a gente observava, resolvemos transformar num movimento cultural, quando passamos a trabalhar a questão de educação, de resgate e de cidadania”, explica. Além do grupo de percussão, o movimento promove aulas de capoeira e de dança afro.

Interessados em participar ainda podem se inscrever. Basta comparecer ao local no horário da aula. A idade mínima para participar é de 7 anos. As aulas são gratuitas.