EJA é uma nova oportunidade de aprendizagem para mais de 3 mil pessoas

Destinada a pessoas com mais de 15 anos que não tiveram a oportunidade de acesso aos ensinos Fundamental e/ou Médio na idade apropriada, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma das modalidades de instrução oferecidas pela Secretaria de Educação de Vitória da Conquista (Smed).

Este ano, mais de 3.700 alunos estão matriculados nas 36 escolas de Ensino Fundamental I e II da Rede Municipal de Ensino, na zona urbana e também no campo. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, no turno noturno.

Buscando manter esses alunos em sala de aula, a Secretaria Municipal de Educação desenvolve o projeto “Nenhum a menos, um sucesso a mais”. “Este projeto começou o ano passado e tem como foco reduzir a evasão escolar, que é muito comum entre estes estudantes”, explicou a coordenadora pedagógica da Educação de Jovens e Adultos da Smed, Luzinete Viana.

Dando continuidade às ações, a equipe da EJA esteve, na última semana, na Escola Municipal Maria Leal, localizada no povoado de Capinal. Na ocasião, os alunos participaram de momentos culturais com a equipe do Educarte e receberam uniformes.

Alunos da Escola Municipal Maria Leal recebem fardamentos

“A distribuição dessa farda está sendo feita em outras unidades e faz parte desse projeto mais amplo, que visa estimular e motivar os alunos a darem continuidade aos estudos”, declarou a também coordenadora da EJA, Margareth Barreto.

Um dos estudantes contemplados pelo projeto foi Igor Silva, aluno da Escola Municipal Maria Leal. Para ele, o projeto vai muito mais além de uma camisa para ir à escola, é uma forma de valorização dos estudantes que não tiveram acesso à educação formal em outro período da vida.

Outra atividade desenvolvida pelo projeto “Nenhum a menos, um sucesso a mais” são palestras motivacionais nas escolas. A última delas, realizada na última terça-feira, 27, atendeu aos alunos da Escola Municipal Antônia Cavalcanti.