A atualização dos servidores, por meio de cursos, é uma política constante da Secretaria de Mobilidade Urbana

A oferta de um serviço público cada vez mais eficaz e adequado é meta constante da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. Para que isso aconteça, a Prefeitura investe constantemente em ações de capacitação. Uma dessas ações é o curso de qualificação para os agentes de Trânsito e de Transporte da Coordenação Municipal de Trânsito, que teve início na última terça (2), e se estende até o dia 30 de janeiro.

“É muito proveitosa a intenção da Prefeitura de fomentar o treinamento dos agentes. Ao aumentar e intensificar a fiscalização sobre os meios de transporte, a Prefeitura permite que o munícipe tenha um serviço de maior qualidade dentro do município”, avalia o agente Tiago Barros, que participa do curso.

Além de Tiago, a qualificação beneficia cerca de outros 30 agentes de Trânsito e de Transporte. No futuro, a ação terá ainda uma segunda turma, com mais 30 servidores. A atividade conta com carga horária de 150 horas e aborda temas como Transporte Público, Legislação Municipal, Gerenciamento de Crise, Ética e Cidadania e Relacionamento Interpessoal.

Nesta quinta-feira (4), o coordenador de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Salvador e professor da Escola Pública de Trânsito do Estado da Bahia, Dilmar Copque, conduziu o módulo sobre Transporte Público. Dilmar explica que é fundamental para os agentes conhecer não apenas as áreas em que há deslocamento de cidadãos, mas também por que motivo eles se deslocam e de qual forma. “Entendendo a dinâmica de deslocamento, o agente entende também em que parte ele pode atuar melhor”, afirma. E completa: “Tudo o que for ensinado aqui traz mais qualidade na prestação do serviço do agente de trânsito ao município de Conquista.”

A coordenadora municipal de Trânsito, Valéria Schettini, lembra que a atualização dos servidores é uma política constante da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. “Entendemos que o agente precisa ter conhecimento qualificado para atuar na rua, tanto na área de trânsito como na de transporte. Esse entendimento busca uma prestação de serviço mais ampla, mais responsável e mais técnica. Por isso, temos nos preocupado tanto em ofertar esses cursos de formação”, explica.