Desenvolvimento Social
Postado em 11 de dezembro de 2017 as 10:09:52
Garantir os direitos das mulheres: este é o principal objetivo do Conselho Municipal da Mulher, instância governamental que tem a reponsabilidade de desenvolver estudos, projetos, debates e pesquisas sobre a condição da mulher; promover articulações, intercâmbios e convênios com instituições públicas e privadas, entre outras ações no município de Vitória da Conquista.
Em cumprimento à Lei nº 868/1997, tomou posse nesta sexta-feira, 08 dezembro, no auditório da Rede de atenção à Criança e ao Adolescente, as novas integrantes governamentais do Conselho. A atividade também integra a programação da campanha de 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher.
A solenidade contou com o depoimento da ex-conselheira e professora da Uesb, Luciane Silva, e com o secretário Diego Gomes*, que na oportunidade representou o prefeito Herzem Gusmão e destacou a importância do conselho. Diego relatou os investimentos do Governo Municipal nesta área, como a construção da Casa de Acolhimento e da adesão do município ao projeto do Governo Federal Brasil Mulher.
“O Governo Municipal já garantiu os recursos com o ministro do Desenvolvimento Social Osmar Terra, e deve iniciar a construção no próximo ano. Outra notícia importante é a adesão do Município ao programa federal Brasil Mulher, que foi lançado pelo presidente na última semana, e tem cinco eixos temáticos: saúde, autonomia econômica, educação, enfrentamento a violência e espaços de poder e decisão da mulher”, ressaltou.
Composto por 15 conselheiras titulares e 08 conselheiras suplentes, o Conselho Municipal da Mulher conta com a representação de instituições governamentais e da sociedade civil organizada. Para Sabrina Menezes, que tomou posse como conselheira, o conselho reforça o enfrentamento da violência contra a mulher: “Nós sabemos do desafio que temos para ajudara essas mulheres que tanto precisam. Espero poder contribuir para esta causa tão importante”, salientou Sabrina.
A presidente do Conselho Arlene Ribeiro lembrou a importância do órgão como fiscalizador dos direitos conquistados pelas mulheres. “Nós no conselho recebemos diariamente muitas denúncias e atuamos junto a estas mulheres que são vitimas da violência. Só este ano já foram expedidas mais de 1500 medidas protetivas para mulheres vítimas de violência, o que demonstra o quanto este tipo de violência é real e o quanto devemos nos unir para combate-la”, destacou.
*A solenidade contou com as presenças do secretário da Transparência Diego Gomes, da Secretária de Comunicação Luciane Macário, da vereadora Nildima Ribeiro, da presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da coordenadora municipal de Políticas para as Mulheres Sabrina Menezes, da gerente do Centro de Referência das Mulheres Albertina Vasconcelos (Crav) Dayana Eveline Aveline Andrade e demais gestores da administração municipal.