Desenvolvimento Econômico
Postado em 17 de novembro de 2017 as 12:12:48
e atualizado em 20 de novembro de 2017 as 14:09:40
Uma injeção de ânimo foi dada aos empreendedores de Vitória da Conquista que pretendem abrir negócios inovadores e participativos, também conhecidos como startups.
Na noite desta quinta-feira, 17, a Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre), em união com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promoveu o evento “Startup: empreendedorismo presente e futuro”, que reuniu empresários, empreendedores e universitários no auditório do Cemae.
Executivos e fundadores de corporações inovadoras falaram um pouco de sua experiência no mercado nacional e internacional. Segundo eles, o empreendedorismo é incentivado na esfera global e as novas empresas, além de ter ideias inovadoras, precisam ter mais participação da equipe, transparência entre seus sócios e qualidade de vida para todos os envolvidos.
Fredy Machado, investidor e conselheiro do Circuito Fora, ressaltou que Vitória da Conquista tem muitas oportunidades de negócios e elogiou a iniciativa do evento. “A mentalidade do poder público municipal hoje parece que é voltada para o empreendedorismo, voltada para o desenvolvimento da cidade e dos municípios do entorno. Estou muito feliz de ter voltado aqui e ver que a conversa que tivemos ano passado sobre isso com relação a transformar Conquista em um celeiro de empresas do novo mundo está indo pra frente”, comentou.
Segundo o secretário de Indústria e Comércio, Claúdio Cardoso, o evento representa o início de um processo idealizado por essa gestão. “Ele está alinhado ao compromisso do nosso prefeito em fortalecer a atividade empresarial em nossa cidade, tornando o município mais atrativo para quem queira empreender. Estamos desenvolvendo o projeto do Parque Tecnológico de Vitória da Conquista, previstos no planejamento estratégico e no plano plurianual, que, além de atender a área agroalimentar, visa criar um ambiente de aceleradora de startups, dando todo suporte através de instituições parceiras”, afirmou Cardoso.
Idealizador da Life At Campus, o paulista Fábio Ashcar, trouxe uma novidade para o público presente: “A gente está pensando no final de março trazer esse trabalho para Conquista e é um prazer divulgá-lo. Pra mim é uma grande satisfação, estar com as pessoas, ajudá-las a encontrar caminhos para realizarem seus sonhos”. Fábio ainda falou da sua experiência na fundação da empresa que promove, junto com três universidades dos Estados Unidos, cursos de curta duração para executivos e através da qual ele e Fredy Marchado participam como docente. A startup, que já oferece cursos em Miami, Orlando, Las Vegas e São Paulo, passará a atuar em Portugal em 2018.
Já o sócio fundador da JusBrasil, Luiz Paulo Pinho, falou um pouco sobre o funcionamento da startup brasileira que nasceu, em 2008, a partir da lacuna na justiça do Brasil. O site busca divulgar conhecimento por meio de sua plataforma de conteúdo jurídico. Todos os anos mais de 90 milhões de brasileiros passam por suas páginas.
Para a estudante de Engenharia Elétrica, Bruna Miranda, as palestras foram um estímulo a uma ideia que, segundo os próprios palestrantes, já deu certo. “Tenho um blog no Instagram, voltado para a moda plus size, com mais de 48 mil seguidores. A principal coisa que levo daqui é o incentivo. Pessoas tão conceituadas como eles falaram que minha ideia já é um sucesso, então posso levar isso pra frente, parar de ter medo e aproveitar a oportunidade que a vida está dando. Agora vou fazer um plano de negócio e seguir”, contou a jovem.