Para executar medidas preventivas ao efeito das chuvas previstas para os próximos dias em Vitória da Conquista, o Governo Municipal já elaborou um plano de contingência. Atualmente, um grupo de trabalho para atender situações de urgência e emergência está sendo formado por representantes de setores municipais e órgãos de segurança.

Nesta segunda-feira, 6, no Gabinete Civil, a Coordenação Municipal da Defesa Civil se reuniu com as secretarias envolvidas no planejamento dessas ações emergenciais. O intuito do encontro foi mobilizar todas as secretarias para a prestação de auxílio e socorro à população em casos de necessidade.

“Nosso maior objetivo é prevenir e evitar problemas causados pelas chuvas previstas para Vitória da Conquista. A reunião foi bem proveitosa. Nela, colocamos o plano de contingência já elaborado pela Defesa Civil”, declarou o coordenador da Defesa Civil, Ubaldino Figueiredo.

Segundo o coordenador, o plano de contingência precisa ser validado pelo prefeito e aprovado pela Câmara de Vereadores para que possa ser encaminhado à Superintendência Estadual da Defesa Civil. Só então o Município estará apto a solicitar recursos públicos em caso de desastre. “Infelizmente, o que tem inviabilizado o trabalho é que a maioria dos órgãos federais e estaduais ainda não enviou o nome de seus representantes para que constem como conselheiros da Defesa Civil. Aguardamos, com urgência, a resposta da nossa solicitação”, afirmou.

Para evitar os transtornos causados pelas águas pluviais, alguns serviços já estão em execução e outros estão programados, a exemplo da limpeza de canais e dos mutirões de limpeza.

“Queremos ampliar as ações para o enfrentamento de emergência. Nós temos um período chuvoso se avizinhando, e a Prefeitura deve estar capacitada”, disse o secretário de Mobilidade Urbana, Esmeraldino Correia.

Também participaram da reunião o chefe de Gabinete Civil, Marcos Ferreira, os secretários de Infraestrutura e Serviços Públicos, respectivamente, José Antônio Vieira e Ivan Cordeiro, além de coordenadores municipais.