Desenvolvimento Social
Postado em 23 de outubro de 2017 as 15:59:22
O Bolsa Família Móvel, ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou nesta segunda-feira, 23, a inserção no sistema do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) dos alunos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), que estudam no campus de Vitória da Conquista e se enquadram no perfil estabelecido pelo Governo Federal.
Alessandra Leal Guedes e Laís Lopes, alunas de Ciências Sociais, aproveitaram essa chance. “Facilitou porque antes a gente antes teria que ir à Secretaria de Desenvolvimento Social. Estando aqui para assistir aula, a gente já fez o cadastro sem precisar se deslocar”, disse Laís.
As estudantes já tinham feito o primeiro procedimento, como lembrou Alessandra: “fizemos o agendamento e estávamos aguardando a visita domiciliar. O CadÚnico sendo feito aqui adiantou muito. É uma iniciativa muito boa que facilita muito a nossa vida como a dos cadastradores que iriam de casa em casa e, muitas vezes, não encontrariam esses alunos que estariam aqui na universidade.”
Segundo a coordenadora municipal de Renda e Cidadania e gestora do Bolsa Família, Ianna Karine Carvalho, esta é a segunda vez que o Bolsa Família Móvel esteve na Uesb. “É mais uma demanda que o Cadastro Único vem atendendo. Nós estamos aqui para fazer a inserção dos alunos no CadÚnico por conta da ID Jovem e do Mais Futuro que tem um prazo determinado. E hoje está sendo muito positivo, pois o atendimento é mais ágil, sem perder a qualidade – o que é bom para nós e para os alunos”, afirmou a coordenadora.
A Identidade Jovem (ID Jovem) é destinada aos jovens pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal. Ela dá acesso à meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, além de descontos – ou mesmo gratuidade – em viagens interestaduais.
Já o Mais Futuro é um programa de assistência estudantil, criado pelo Governo do Estado, para garantir a permanência dos estudantes que se encontram em vulnerabilidade socioeconômica, nas universidades públicas estaduais.