Cultura
Postado em 10 de outubro de 2017 as 17:00:00
Nos dias 10 e 11, o espaço recebe estudantes de escolas municipais e oferece dicas de leitura, atividades lúdicas e exibição de filme infantil
Até quarta-feira, 11, a Biblioteca Municipal José de Sá Nunes se mantém no clima do Dia das Crianças, e passa a ser habitada por figuras tão variadas quanto apreciadas pelos públicos infantis de diferentes épocas.
O resultado é uma miscelânea que envolve literatura infantil universal, brasileira e regional, com pitadas de cultura pop: Chiquinha, personagem do seriado “Chaves”, e Emília, da obra de Monteiro Lobato, misturam-se à Chapeuzinho Vermelho e à fada Sininho, compartilhando o mesmo espaço com o universal palhaço e até com Lampião e Maria Bonita – auxiliados por uma figura de batina, que pode ser o “Padim Ciço”.
Com esses personagens – todos interpretados pela própria equipe da Biblioteca – e um cenário cuidadosamente montado para a ocasião, o local está oferecendo uma série de atividades a estudantes de escolas municipais. Logo que chegam, as crianças são apresentadas ao acervo, principalmente o do setor dedicado à literatura infantil. Ali, já recebem dicas de leitura do bibliotecário Luís Santos (devidamente paramentado como “Padim Ciço”).
Em seguida, eles participam de atividades lúdicas, incrementadas por exercícios teatrais, e da exibição do curta-metragem “Os fantásticos livros voadores do sr. Morris Lessmore” (EUA, 2011), uma animação dirigida por William Joyce e Brandon Oldenburg. A programação é concluída com um lanche para a criançada.
‘Eles estão radiantes’ – Nesta terça, 10, a Biblioteca recebeu a visita de 60 crianças, enviadas pela Escola Municipal Anísio Teixeira.
Segundo a professora Leidiane Dias, uma das que acompanhou o grupo da Anísio Teixeira, a visita pode servir como um componente a mais no exercício de leitura que a escola já faz cotidianamente. “A gente trabalha muito isso em sala de aula. E, vindo para cá, foi maravilhoso. Eles estão radiantes com o espaço, e também com a forma como eles foram recebidos”, avaliou Leidiane.
Uma das visitantes, Stéfane Souza, 10 anos, aluna do 4º ano, disse gostar de histórias de princesas. Durante a visita, ela foi atraída por um livro sobre João e o Pé de Feijão. Mas o que mais apreciou, segundo ela, foram os exercícios lúdicos. “O homem falou sobre os livros e sobre os autores. E eu gostei muito da aula de teatro”, contou ela.
‘Conhecer a Biblioteca’ – “As crianças estão bastante animadas”, observou a secretária municipal de Cultura, Tina Rocha, pouco depois da chegada dos visitantes. Segundo Tina, a celebração do Dia da Criança foi um argumento para divulgar mais entre as escolas o potencial oferecido pela Biblioteca José de Sá Nunes. “Está sendo um momento muito importante para a gente. E é uma maneira também de trazer as crianças para conhecer a Biblioteca. A gente percebe que, quando elas chegam aqui, ficam encantadas”, explicou a secretária.