Educação
Postado em 3 de outubro de 2017 as 11:03:16
Criar oportunidades para reflexão e diálogo entre educadores e alunos sobre práticas educativas inclusivas e de valorização da cultura afro-brasileira. Este é um dos objetivos do projeto “Trançando africanidades: vivências afro-brasileiras na Rede Municipal de Educação de Vitória da Conquista”. Lançado na tarde desta segunda-feira, 2, o evento reuniu coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental I e II das escolas urbanas, rurais e quilombolas.
“Com este projeto, pretendemos promover uma educação que valorize a diferença, conscientizando os alunos para termos uma sociedade livre de racismo, preconceito e discriminação”, explicou a coordenadora municipal do Núcleo da Diversidade de Educação para as Relações Étnico-Raciais, Greissy Reis. A coordenadora lembrou ainda que ações ligadas ao projeto serão desenvolvidas até o mês de novembro. “Aproveitaremos uma semana do mês da consciência negra para fazermos uma exposição dos trabalhos produzidos pelos estudantes”, completou Greissy.
Além da apresentação do projeto, que será desenvolvido nas disciplinas de História, História e Cultura Afro-brasileira, Artes e Língua Portuguesa, o encontro contou com a realização de oficina, na qual os participantes confeccionaram bonecas Abayomi. “As Abayomi são pequenas bonecas negras, feitas de pano e sem costura alguma, apenas com nós ou tranças. Elas são símbolo de resistência cultural e, nas salas de aula, podem ser usadas como instrumentos pedagógicos para contação de histórias e musicalização, por exemplo”, destacou a articuladora cultural e pedagógica da Coordenação de Igualdade Racial, Kêu Souza.
Norma Sueli de Oliveira é uma das participantes da atividade. Atuando no Círculo Escolar Integrado de Iguá, a coordenadora acredita que a implantação do projeto vai trazer benefícios para os estudantes. “Precisamos trabalhar com esse tema em nossas salas de aula, conscientizando os nossos alunos e combatendo assim a intolerância”, declarou.
A programação segue nesta terça-feira, 3, no Centro de Formação Continuada da Rede Municipal de Ensino. Na ocasião, serão atendidos coordenadores pedagógicos que atuam na Educação Infantil.