Notícias
Postado em 29 de setembro de 2017 as 07:22:21
A Comissão de Saúde Pública do Conselho Federal de Farmácia (CFF) realizou uma visita para conhecer os serviços da assistência farmacêutica de Vitória da Conquista. A cidade foi escolhida para realização do curso Cuidado Farmacêutico no SUS, promovido pelo CFF, sendo um dos 11 polos do país e uma das duas cidades do Nordeste, junto com Maceió, a receberem a iniciativa. Para a realização do curso, a rede municipal de saúde já conta com a atuação clínica do farmacêutico em alguns setores, como é o caso das Farmácias da Família, CAPS e Serviço de Tisiologia e Dermatologia Sanitária. A participação dos profissionais da cidade no curso consolidará o serviço, além de harmonizar as práticas entre os farmacêuticos do município, com foco na promoção da saúde.
Em sua visita, o consultor do CFF, o farmacêutico Dr. José Vílmore, avaliou as Farmácias da Família do município, que funcionam no modelo distrital. Ele afirma que o município de Vitória da Conquista possui uma assistência farmacêutica já bem estruturada e com farmácias funcionando com um padrão mais avançado que as maiorias dos grandes municípios brasileiros, inclusive de algumas capitais. “O fator determinante neste avanço é contar com uma excelente equipe de farmacêuticos e uma gestão municipal aberta, atenta às colocações técnicas e compromissada em dar o melhor aos seus cidadãos”, considera. “A evolução para a excelência se dará muito rapidamente e, em pouco tempo, o município poderá estar entre os melhores do país em assistência farmacêutica de qualidade e acesso a um sistema de saúde bem resolutivo”, avalia.
Para o farmacêutico Pablo Maciel, da Secretaria Municipal de Saúde, receber a visita do consultor foi importante, principalmente porque ele tem contato com outras realidades no país. “Essa avaliação demonstra o potencial de Vitória da Conquista em seguir avançando para garantir a ampliação do acesso a medicamentos e da qualidade dos serviços de assistência farmacêutica”, afirma. Atualmente, o município tem trabalhado no planejamento para estruturar o setor e já é possível verificar alguns resultados, na prática.
O município conta hoje com uma Central de Abastecimento Farmacêutica, que trabalha com estoque de medicamentos com percentual desejável, estando com 87% dos itens da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais, que são disponibilizados na rede municipal de saúde. Além disso, a Assistência Farmacêutica contará ainda com a ampliação do quadro de farmacêuticos e contratação de estagiários, dentre outras ações voltadas à inclusão e consolidação das atividades clínicas, que visam melhorar a qualidade dos serviços ofertados.