Desenvolvimento Rural
Postado em 4 de agosto de 2017 as 12:43:28
O Programa de Convivência com o Semiárido – Palmas para Conquista, uma iniciativa da Prefeitura de Vitória da Conquista, acaba de ganhar mais um importante aliado. A Faculdade Independente do Nordeste (Fainor) se junta à Administração Municipal e à Universidade Federal da Bahia (Ufba) nesta ação de governo que visa fortalecer a cultura da palma forrageira e da mandioca na cidade.
Nesse sentido, nesta sexta-feira, 4, o secretário de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, Cláudio Cardoso, e o engenheiro agrônomo e idealizador do programa, Reuber Matos, acompanhados por profissionais de ambas as instituições visitaram a Fábrica de Temperos, em Lagoa das Flores. A ideia é que o local seja transformado num Centro de Tecnologia de Convivência com o Semiárido, ligado ao programa.
“A ideia é transformar este espaço num parque tecnológico do programa, dando utilidade a este equipamento que foi construído pela gestão passada há mais de três anos, mas que não estava sendo utilizado. Vamos realizar os estudos necessários para isso”, explicou o secretário Cláudio Cardoso. “A implementação desse Centro vai proporcionar desenvolvimento e riqueza para a nossa região”, completou.
A proposta é que, no local, os profissionais coloquem em prática estudos acerca das alternativas de convivência com a seca para os produtores da região. “Pode ser um local para estes profissionais realizarem os estudos e a fabricação de produtos alimentícios e cosméticos que tenham como matéria-prima a palma”, comentou Reuber.
O coordenador do curso de Engenharia de Produção da Fainor, Felipe Ungarato, avaliou a importância de desenvolver esses produtos, bem como a parceria com o programa: “para nós, é importantíssimo, pois, alia o ensino, a pesquisa e a extensão. É uma maneira de darmos um retorno para a comunidade, de inserir novos produtos no mercado e de possibilitar mais um campo de estudo para os alunos”.