A melhor forma de dar tratamento adequado para o chamado lixo hospitalar é dar a ele um encaminhamento seguro e eficiente. Isso é possível com o programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Com objetivo de iniciar os estudos para a implantação desse processo, funcionários do Hospital Municipal Esaú Matos participaram, nessa terça-feira, 18, de uma reunião com estagiários do Curso de Engenharia Ambiental do Instituto Federal da Bahia (IFBA), parceiro nessa ação.

Na ocasião, os funcionários, todos eles do setor de higienização foram informados sobre o projeto e sua importância. “Inicialmente estaremos aqui no hospital fazendo um diagnóstico da quantidade e modo como o lixo hospitalar é tratado até o seu descarte. Depois vamos elaborar um projeto de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e por fim trabalhar para sua implantação”, explicou a estudante Letícia dos Santos.

Com o gerenciamento, além da preservação dos recursos naturais e do meio ambiente, os profissionais que atuam na coleta do lixo hospitalar serão diretamente beneficiados. “Certamente reduziremos o número de acidentes de trabalho com material perfurocortante e reduziremos os gastos desnecessários de materiais, ainda poderemos encaminhar para reciclagem muita coisa que hoje é descartada”, destacou o gerente de Hotelaria do Esaú Matos, Marcos Paulo Alves.

A previsão é que nos próximos seis meses o programa seja implantado. Durante esse período, serão ministradas palestras e distribuídos informativos impressos sobre a importância do Programa de Gerenciamento de Resíduos para a instituição.