Desenvolvimento Social
Postado em 12 de julho de 2017 as 11:41:19
Nos dias 10 e 11 de julho o Governo Mais Perto de Você promoveu o II Ciclo de Formação Continuada do Sistemas Único de Assistência Social (SUAS). O evento teve como tema principal “A garantia do direito à Convivência familiar e comunitária de Crianças e Adolescentes”.
Durante os dois dias, servidores municipais, do judiciário e representantes da sociedade civil organizada debateram os caminhos legais para a garantia da convivência familiar como forma de evitar a institucionalização de crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados. Para facilitar o debate, a prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, convidou as assistentes sociais Jane Valente, que atualmente é secretária de Assistência Social de Campinas (SP) e Maria José Geremias, coordenadora de Proteção Especial e Alta Complexidade de Campinas (SP).
“O Governo Mais Perto de você não tem poupado esforços para promover estas capacitações que tem contado com a colaboração de grandes técnicos, de renome nacional, na área de assistência social, sempre com o objetivo de nos qualificarmos para poder prestar uma melhor assistência”, ressaltou Irma Lemos, vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social.
O ciclo contou com a participação de algumas entidades da sociedade civil e demais servidores de outras secretarias. Segundo Gilmar Lima, presidente da Pastoral do Menor da paróquia Nossa Senhora das Graças, o evento foi uma grande oportunidade para qualificação das pessoas que atuam na política de assistência a crianças e adolescentes, “a gente já desenvolve um trabalho junto à Pastoral e esta capacitação veio para acrescentar conhecimento para o enfrentamento das questões de violação de direito de crianças e adolescentes em nosso Município”, afirmou Gilmar.
Para a trabalhadora do SUAS municipal, gerente do Centro Pop Criança e Adolescente, Liliane Soares Moreira a capacitação foi muito importante, “primeiramente é o esclarecimento porque a gente enfrenta esta realidade de violação de direitos, principalmente para nossa equipe que trabalha diretamente com crianças em situação rua e também para outros entes que atuam nessa área”, destacou Liliane.
A convidada Maria José abordou a importância da Convivência Familiar e Comunitária como forma de garantia de direitos de crianças e adolescentes conforme está previsto na Constituição Federal e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A palestrante destacou ainda a importância da discussão principalmente para o Conselho Tutelar, que na maioria das vezes é o primeiro a ser acionado pela comunidade. “Gostaria de incentivar a todos os atores da política social, principalmente os conselheiros tutelares a continuarem participando de capacitações, para que possam ofertar o trabalho cada vez melhor para comunidade”, salientou Maria José.
Para realização do evento, a prefeitura contou com a participação do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA) e com o apoio da UNOPAR. “Sempre no final de nossos Ciclos os sentimentos que ficam são dois, o de agradecimento e de otimismo para o futuro e para tudo isso acontecer o fundamental foi a participação de todos, servidores municipais, do Judiciário e dos representantes da sociedade civil. Este evento não teria sentido para o Governo Municipal se não fosse para melhorar a qualificação de todos que atuam na assistência de crianças e adolescente no nosso município”, comentou Michael Farias, diretor de Assistência Social.
A mesa de encerramento também contou com a participação de Leda Freitas presidente do COMDICA, Joicione Fonseca conselheira tutelar e do secretário de Serviços Públicos, Esmeraldino Correia, que na oportunidade representou o prefeito Herzem Gusmão.