A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou nessa segunda-feira, 12, uma série de palestras em alguns serviços da rede para alertar a população sobre o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

No Brasil, segundo a Constituição Federal, o trabalho é proibido para menores de 14 anos e permitido entre 14 e 18 anos na condição menor aprendiz. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Brasil no ano de 2015 quase 80 mil crianças com idade entre 5 e 9 anos estavam trabalhando.

Durante sua fala na sala de espera do Programa Bolsa Família, na tarde dessa segunda-feira, a psicóloga do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) Central, Geovana de Santana, alertou os pais presentes sobre a proibição do trabalho infantil no Brasil e em outra partes do mundo.

“A criança quando trabalha ela deixa de ir  à escola, o que a impede de se desenvolver intelectualmente e o mais grave, algumas formas de trabalho podem comprometer o desenvolvimento físico, causando lesões que podem comprometer definitivamente o seu corpo”, lembrou Geovana.

Na oportunidade, a equipe do CREAS divulgou o Disque 100 para denúncias de situações de exploração do trabalho infantil.  Para proteger as crianças, qualquer cidadão pode ligar para este número sem se identificar e fazer a sua denúncia.