Desenvolvimento Social
Postado em 10 de junho de 2017 as 07:00:43
O Centro Integrado de Direitos da Criança e do Adolescente completa, neste mês de junho, dois anos de serviços prestados à comunidade. O objetivo do Centro é reunir em único espaço os serviços que atuam na proteção e na defesa das crianças e adolescentes como a Justiça Estadual (Vara da Infância e da Juventude); Ministério Público Estadual (Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude); Núcleo da Defensoria Pública; Conselho Tutelar; Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); Portal CadÚnico; Programa Família Acolhedora; Programa Novo Olhar; Conselhos Municipais de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente; Portal de Acolhida da Saúde e Núcleo de Inclusão Pedagógica da Rede Municipal de Educação.
Para vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, neste momento de comemoração de dois anos, o Centro Integrado tem recebido toda atenção do Governo Mais Perto de Você, “a intenção do governo municipal é de manter e ampliar esta importante unidade para população, para isso o prefeito já autorizou a elaboração do projeto para implantação de mais duas salas no serviço que permitirão a oferta de novos serviços”, ressaltou Irma.
Nestes dois anos o número de atendimento comprova a importância deste serviço para garantia de direitos de crianças e adolescentes do município. Na vara da infância foram mais de 1500 atendimentos, na Promotoria mais de 130 e na defensoria mais de 1160 atendimentos.
Já os conselhos tutelares Oeste e Zona Rural, fizeram entre 2016 e 2017 mais de 2.350 atendimentos.
Para o promotor Marcos Coelho, o Centro Integrado veio para oferecer mais a humanização e o acesso não só a justiça, mas também aos serviços sociais para crianças e adolescentes, reunidos num só espaço, agilizando todo atendimento, “neste dois anos temos muito a comemorar, mas lembramos que ainda temos muito o que ampliar e conquistas a fazer. O Ministério Público estará envolvido para que este serviço possa ser ampliado tanto na área social, mas também na judicial e educacional, para que mais pessoas tenham acesso a essa estrutura” destacou Marcos.
Os serviços de Proteção Especial como CREAS, Novo Olhar, Família Acolhedora, também comemoram as conquistas deste período, no qual foram atendidas mais de 700 famílias. Histórias de superação inspiram o trabalho das equipe, como a do adolescente ‘W’, 17, que chegou ao programa Novo Olhar encaminhado pela justiça e hoje voltou a ter a uma vida normal, está estudando em um turno e estagiando em outro.
“Graças ao apoio da equipe do Novo Olhar hoje meu filho estuda e trabalha. No início fiquei preocupada, cheguei a passar mal, mas agora eu sei que ele está no caminho certo novamente. Meu filho é uma benção”, contou Cilene Galdino, mãe de ‘W’. Ela e o marido frequentaram o Centro Integrado durante o período em que o filho cumpria a medida sócio-educativa.