Conferir orientação profissional a jovens pré-vestibulandos para auxiliá-los na escolha da sua carreira. Esse é o objetivo do projeto Rumos – Orientação Profissional e Desenvolvimento de Carreira, que iniciou seu trabalho com uma nova turma na manhã desta segunda-feira, 29. As atividades estão sendo disponibilizadas para os 100 alunos do cursinho Pré-Vestibular Quilombola.

O Rumos é uma iniciativa da Coordenação Municipal de Juventude e do serviço de Psicologia da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico. “Este é um esforço da Administração em manter o projeto, por perceber a importância do Rumos para os jovens que recebem a orientação profissional”, afirma o coordenador municipal da Juventude, Mateus Novais.

São 12 encontros semanais, nos quais os estudantes têm acesso a reflexões sobre o autoconhecimento, o mundo das profissões e a escolha propriamente dita. São trabalhadas as suas questões emocionais, além da identificação de habilidades e potenciais dos jovens.

A psicóloga organizacional e do trabalho que atua à frente do projeto, Jamília Brito, explica que a ação também auxilia a eliminar a carga de ansiedade e estresse que os jovens passam nesse momento.

“No desenvolver do trabalho, eles vão diminuindo toda essa angústia, porque eles vão se sentindo mais seguros e mais confiantes. Então, a orientação profissional vem ajudar eles a diminuir esse peso do ‘e agora, o que fazer?’. Tanto é que, quando eles não conseguem ser aprovados, não gera aquela frustração tão grande, porque eles já têm um segundo plano do que fazer até conseguir essa aprovação”, explica.

Aos 19 anos, Maria Eduarda Sousa está passando pelo momento da escolha profissional. Ela já tem em mente a área que deseja seguir – Licenciatura em História. Participando do projeto Rumos pela segunda vez, ela destaca os seus benefícios: “Ele traz um esclarecimento para dar um norte para você saber o que vai fazer da vida. A gente aprende muitas coisas e se sente mais seguro tomar decisões.”