Secretaria de Desenvolvimento Social promove palestra sobre Violência contra Crianças e Adolescentes
Desenvolvimento Social
Postado em 20 de maio de 2017 as 07:00:10
Na manhã dessa sexta-feira, 19 de maio, no auditório do CEMAE, a Secretaria de Desenvolvimento de Social realizou o encerramento da “Semana de Prevenção e Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”. A Campanha teve como tema “Não Feche os Olhos”, um apelo para que toda a sociedade contribua com a proteção das crianças e adolescentes.
A atividade contou com uma palestra sobre “A Violência contra a criança e adolescente: sua identificação e implicações para rede de proteção”, ministrada pelo promotor da Infância e Juventude, Marcos Coelho. O público- alvo foram os trabalhadores que atuam na Rede Municipal de Assistência Social e Rede de Proteção da Criança e do Adolescente.
Para Marcos Coelho, refletir sobre temas sociais que nos desafiam no dia a dia é de extrema importância. “Este é um momento de discutir e de refletir para buscarmos soluções para proteção de nossas crianças e adolescentes”, ressaltou Marcos.
Esclarecer a população sobre a importância de denunciar pelo Disque 100 ou diretamente aos órgãos de segurança é fundamental, já que os dados da Secretaria Nacional de Direitos Humanos apontam que, para cada 100 casos de abuso, apenas 7 são denunciados.
“Devemos aproveitar momentos como estes para estreitar a nossa rede e convidar novos parceiros para esta causa. O Governo Mais Perto de Você já está planejando a reestruturação da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente para o melhor atendimento a esta população”, ressaltou Camila Fisher, coordenadora da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente.
Para Leda Freitas, presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA), infelizmente, este é um problema que atinge não só Vitória da Conquista, mas todo território nacional. “Nós do COMDCA estamos à disposição para discutimos estes e outros assuntos para defesa de crianças e adolescentes do nosso município”, enfatizou Leda.
O diretor de Assistência Social, Michael Farias, aproveitou a oportunidade para avaliar o evento, que ocorreu entre os dia 15 e 19 de maio, e mobilizou toda a sociedade, convidando à reflexão sobre o seu papel na proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes que são vítimas do abuso e da exploração sexual. “Este é um Governo que busca estar perto da comunidade e busca soluções em conjunto com todos os entes da sociedade civil organizada. Esta semana de atividade só foi um sucesso porque contou com a colaboração de todos os serviços municipais e demais serviços que pertencem à Rede de Proteção”, destacou Michael.