Desenvolvimento Social
Postado em 17 de abril de 2017 as 17:28:05
Após sete meses parada por falta de água, as hortaliças estão brotando na horta comunitária do loteamento Vila América. Um sustento para 33 famílias que trabalham na horta e vendem a sua produção na feira do bairro. A produção estava parada, desde setembro de 2016, por conta da quebra do padrão de energia.
Como a horta é uma parceria entre Prefeitura e comunidade, o conserto do padrão ficou a cargo do Governo Municipal. “Assim que assumimos em janeiro, verificamos o problema e buscamos a solução para troca urgente do padrão, pois sem energia não tinha como colocar em funcionamento a bomba d`água para molhar as plantas”, explicou Augusto Jorge Leal, coordenador de Segurança Alimentar.
A horta do Vila América existe desde 2005 e ocupa uma área da Prefeitura, de 4.200 m2. “Eu tenho meus canteiros aqui desde quando começou. Foi muito triste perder nossa plantação. Graças a Deus e a Prefeitura agora estamos tendo água novamente e estamos tirando o sustento de nossa família daqui” comentou Maria Nilda Oliveira Souza, coordenadora da horta.
Atualmente a Coordenação de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social é responsável pela assessoria técnica de quatro hortas comunitárias organizadas em terrenos da Prefeitura nos bairros: Kadija, Recanto das Águas, Jardim Valéria e Vila América. “Para orientação e acompanhamento técnico, caso haja necessidade, nós contamos com um apoio de um técnico em agricultura da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Agrário”, informou Augusto.
Outro exemplo de horta bem sucedida é a do Kadija, que foi implantada há mais de 40 anos e ajuda no sustento de mais de 30 famílias em uma área de 6.200 m2. “Nossa produção é vendida aqui no bairro mesmo, os mercadinhos da região nos procuram, fornecemos para feira da Patagônia. Quando temos alguma dificuldade que não conseguimos resolver entre os associados, buscamos o apoio da Prefeitura”, explicou José Soares de Abreu, presidente da Associação da Horta Comunitária do Kadija.









