A quantidade de chuva em Vitória da Conquista, neste início de 2017, foi quase dez vezes maior, se comparada ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro e março de 2016, foi registrada pelos pluviômetros da Prefeitura uma média de 12,48 mm de chuva.; enquanto que, este ano,  no mesmo período, a média foi de 120 mm.

Apesar do aumento da intensidade das chuvas, a população de Vitória da Conquista está mais tranquila. A Defesa Civil do município recebeu poucos chamados: em 2017, foram 16 ocorrências informadas ao órgão. Nenhuma com atendimento grave ou vítimas.

Isso se deve a uma série de ações realizadas pela Prefeitura, desde o início da nova gestão, que prioriza a organização da cidade, a exemplo dos mutirões de limpeza, da Operação Cata-Bagulho e dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Esse trabalho das equipes de limpeza evitou que um volume grande de sujeira ficasse espalhado pelas vias, aumentando os riscos de acidentes e obstruindo a passagem da enxurrada. Outra ação do Governo Mais Perto de Você foi a instalação de 210 novas lixeiras no centro comercial e nas feiras livres.

Além das ações de Serviços Públicos, a Secretaria de Infraestrutura Urbana realizou a limpeza dos canais de drenagem e das galerias de águas pluviais, antecipando-se ao período chuvoso.

O período ainda é de atenção e a Defesa Civil está monitorando as áreas consideradas de risco, a exemplo do canal do Loteamento Santa Cecília e o canal do Recanto das Águas. O trabalho está sendo realizado de forma integrada com as Secretarias e Coordenadorias da Administração Municipal, tais como: Secretarias de Serviços Públicos, Meio Ambiente, Infraestrutura Urbana e de Agricultura, a fim de minimizar os problemas decorrentes das chuvas e suas consequências.

CONSCIÊNCIA – A Prefeitura de Vitória da Conquista quer contar também com a colaboração de cada cidadão para que não jogue lixo na rua e não descarte o lixo doméstico fora do dia da coleta no seu bairro, evitando que esse lixo seja arrastado pela chuva e acabe entupindo os bueiros, as galerias e os canais.

A Defesa Civil lembra que a população pode solicitar ajuda referente a deslizamentos, desabamentos, enchentes, inundações, entre outras emergências, por meio do telefone 199.