Notícias
Postado em 24 de março de 2017 as 18:44:50
Intervenção garante uma zona iluminada com 1.200 metros de extensão nessa entrada da cidade
A partir das 18h de sábado, 25, quem estiver chegando a Vitória da Conquista ou saindo da cidade pela zona sul, na BA-262, poderá enxergar a pista e a região de forma bem mais clara. A Prefeitura instalou ali 31 novas lâmpadas, cada uma com 250 watts de potência, criando assim uma zona iluminada que se estende por 1.200 metros.
“A partir das 18h, as fotocélulas, automaticamente, com a escuridão, começam a ser ligadas. Então, vai dar uma boa claridade nessa região e vai melhorar muito a entrada da cidade”, afirma Deocleciano de Souza, coordenador municipal de Serviços Básicos, Iluminação Pública e Posturas.
“O prefeito pediu que priorizasse todas as entradas da cidade. E a gente vai continuar nesse intuito de fazer esse pedido virar realidade, que é um sonho de todos os conquistenses”, registra Deocleciano de Souza. Ele ressalta que, ao reforçar a iluminação no local, o Governo Municipal atendeu a uma solicitação feita por pessoas que moram ou trabalham na região.
O público que sentirá diretamente os efeitos da medida envolve condutores que transitam pela rodovia, moradores de bairros como Urbis VI, Morada Real e Campinhos e ainda outro grupo, formado por milhares de funcionários de empresas instaladas às margens da estrada – e que, portanto, circulam por ali diariamente, inclusive à noite.
Um deles é o multioperador Marcos Vinícius Lage, 24 anos. Todos os dias ele atravessa a BA-262 para trabalhar numa fábrica de calçados, onde começa o serviço às 16h03. Ele encerra seu expediente às 24h16, junto com mais de mil colegas que, nesse momento, estão saindo ou chegando.
“Muitas pessoas passam aqui caminhando. Como é uma área quase deserta, e aqui não tem iluminação, então fica difícil passar. Outro aspecto é a questão dos carros, do trânsito aqui. Às vezes um carro entra assim, sem sinalização, sem faróis ligados. Aí o outro não vê e pode acontecer algum acidente”, conta Marcos.
O funcionário acredita que, com a iluminação, a situação poderá mudar. “Segurança diz tudo. E a iluminação agora vai melhorar bastante. Porque, além de diminuir o risco de acidente, também ajudará as pessoas que moram aqui do lado, aqui perto, a irem para as suas casas mais tranquilas”, observa.
‘Segurança e embelezamento’ – “São 31 postes. Cada um é um ponto de iluminação pública que vai servir o bem da comunidade”, afirma Deocleciano, que se refere à intervenção como “um benefício social”, tanto em termos de segurança quanto de “embelezamento” do local.
O coordenador destaca o tempo que durou a execução do trabalho, já que a equipe começou a operar na terça-feira, 21. “Hoje nós temos 16 eletricistas. Uma obra que poderia demorar normalmente, no mínimo, quinze a vinte dias, os meninos estão concluindo em quatro dias”, diz.
A rapidez também foi auxiliada pelo fato de que havia material em estoque. Em janeiro, a Prefeitura adquiriu, de uma só vez, quase 7 mil lâmpadas de vapor de sódio, por meio de um investimento de R$ 300 mil. Deocleciano afirma que essa quantidade garante uma autonomia de seis meses.