Educação
Postado em 14 de junho de 2013 as 20:43:25
Nessa quinta-feira, 13, durante a 6ª Conferência Municipal de Educação, o público pôde discutir as propostas do Plano Nacional de Educação, modificando as já existentes ou acrescentando outras. Ao final, todas as propostas foram votadas e aprovadas, e 9 delegados foram eleitos para representar o município de Vitória da Conquista na Conferência Estadual de Educação, que acontecerá em setembro deste ano, em Salvador.
Segundo a coordenadora do Núcleo Pedagógico da Secretaria de Educação, Jocelma Gusmão, o evento foi bastante produtivo e proporcionou debates significativos. “Tivemos um dia de grande qualidade de trabalho. Em todos os eixos temáticos, as pessoas participaram intensamente e trouxeram contribuições valiosas que, com certeza, nortearão os trabalhos da secretaria e de toda a rede municipal”.
“Eu acho interessante quando população e Governo se reúnem para a melhoria da educação do nosso município e do nosso país. Hoje tivemos um grande ganho porque temáticas como diversidade sexual e educação especial para deficientes foram muito debatidas, na perspectiva de que esse público ainda precisa ter um olhar diferenciado na gestão escolar”, explicou o assessor técnico da Diversidade Sexual da Prefeitura de Vitória da Conquista, Danilo Bittencourt.
Magda Viana, que trabalha como agente da Sala de Leitura, no Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa, em Baté-Pé, falou sobre sua participação no encontro. “Foi maravilhoso representar a escola onde trabalho e discutir durante a conferência os problemas que ainda encontramos na educação. Acredito que fizemos um plano com propostas consistentes e pertinentes para o nosso município”.
Saiba mais – A conferência abordou sete eixos temáticos: o Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação; Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente; Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho e, por fim, Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.