Gabinete Civil
Postado em 10 de abril de 2025 as 19:36:35 e atualizado em 12 de abril de 2025 as 14:18:06
O 1º Encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Sudoeste da Bahia reuniu centenas de pessoas no auditório do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, na tarde desta quinta-feira (10), para ouvir palestrantes e especialistas convidados a discutir o desenvolvimento sustentável como meta primordial na gestão pública de municípios de todo o país.
No evento que destaca a importância dos 18 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a adesão à Agenda 2030 da ONU, foram apresentados exemplos de cidades que se destacam na implementação dos ODS, como Santos, Recife, João Pessoa e Porto Alegre. Vitória da Conquista foi elogiada por seu comprometimento em articular os objetivos e metas nas políticas públicas municipais, especialmente com a sanção, pela prefeita Sheila Lemos, da Lei de Adesão e Compromisso com a Agenda 2030.
O primeiro painel, intitulado Inovação e Governança Municipal: ODS como Ferramenta de Transformação”, contou com a presença dos representantes da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), Júlia Melo, da Rede Internacional Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, Rafaella Viana, e do diretor-chefe do Departamento de Políticas para os ODS da cidade de Santos, Fabio Tatsubô.

Fábio
Fábio compartilhou a experiência de Santos, que é referência nacional em sustentabilidade. “Vitória da Conquista já demonstra um trabalho excelente com os ODS. Os prefeitos têm uma responsabilidade enorme para os ODS. Faltam apenas cinco anos para a Agenda 2030 e a ação deve acontecer nos municípios. Então, a liderança exercida por Vitória da Conquista pode trazer o engajamento da sociedade e parcerias com a iniciativa privada, para que a gente possa fazer as mudanças necessárias”, enfatizou.
O segundo painel abordou as Políticas Transversais para o Cumprimento dos ODS e contou com a participação de Salomar Mafaldo, coordenador-geral de Cidades Sustentáveis, e Flavia Schimdt, da Controladoria Geral da União. A auditora do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Pâmela Engel, e os promotores do Ministério Público Estadual, Patrícia Medrado e Rogério Queiroz, também contribuíram com suas perspectivas.
Patrícia Medrado destacou a importância das discussões sobre desenvolvimento sustentável para o planejamento estratégico do Ministério Público. “É uma forma de promover desenvolvimento humano através da adesão dos ODS. Vitória da Conquista está de parabéns por organizar um evento que reúne diversos órgãos e a sociedade civil”, afirmou a promotora.

Patrícia
Ao final, todos os palestrantes receberam uma placa e um certificado de participação do 1º Encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Sudoeste da Bahia entregue por secretários municipais.
Participação de municípios vizinhos
Com 850 inscritos, o encontro também atraiu representantes de municípios vizinhos. O secretário de Administração de Guanambi, Anderson Ribeiro, participou com a intenção de conhecer novas experiências para a revisão do Plano Diretor de seu município. “Estamos buscando garantir o desenvolvimento sustentável da nossa comunidade”, ressaltou o secretário.

Anderson
Zorai Santana, coordenadora de Meio Ambiente de Poções, elogiou a promoção do espaço de discussão. “Essa oportunidade de conhecer iniciativas inspiradoras é crucial para a aplicação de medidas em nosso município”, destacou Zorai.

Zorai
A professora de Engenharia Ambiental do Ifba, Claunita Alves, enfatizou a necessidade urgente de tratar as políticas públicas relacionadas aos ODS. “É emergencial que todos os municípios trabalhem os 18 objetivos, e é encorajador ver as aplicações já realizadas”, afirmou a professora.

Claunita
Programação do Segundo Dia
O segundo dia do Encontro, que ocorrerá nesta sexta-feira (11), terá um ciclo de capacitação do programa Cidades Sustentáveis. A programação inclui oficinas sobre desenvolvimento sustentável, financiamento, planejamento urbano integrado e a importância dos indicadores.
Dia 11/04
– 08h00 – Credenciamento
– 8h30 – 1ª Oficina: A importância do desenvolvimento sustentável
– 10h – Intervalo – Rede de Conexões
– 10h30 – 2ª Oficina: Financiamento para o Desenvolvimento Sustentável
– 12h – Intervalo para almoço
– 13h – 3ª Oficina: Planejamento Urbano Integrado
– 14h30 – Intervalo – Rede de Conexões
– 14h50 – 4ª Oficina: Localização dos ODS e a importância dos indicadores
– 16h – Encerramento