Notícias
Postado em 9 de novembro de 2025 as 16:00:19
Durante as comemorações dos 185 anos de Vitória da Conquista, a Prefeitura Municipal apresentou, neste domingo (9), o Projeto Conceitual em 3D do Parque Lagoa das Bateias, intitulado “Vilas Bateias – Espaços Conectados”, revelando o futuro da terceira etapa de revitalização da área. O anúncio consolida o Parque Ambiental como o novo cartão-postal da cidade, integrando lazer, esporte, turismo e convívio familiar.

A prefeita Sheila Lemos destacou a importância da continuidade do projeto: “A Lagoa das Bateias, que revitalizamos em 2023, renovando este espaço que é um parque ecológico, trazendo vida, esporte e lazer, agora lançamos a terceira etapa de sua revitalização, um projeto maravilhoso, complementando as opções de turismo, esporte e lazer para ser um espaço de toda família em nossa cidade”.
A terceira etapa se concentrará em novas áreas temáticas, complementando a já existente Vila Esportiva. O projeto prevê o desenvolvimento do Espaço da Família, a Vila Gourmet e os Jardins Sensoriais, com edificações modernas, elementos paisagísticos e uma fonte com jato d’água.

O secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, confirmou que o projeto conceitual está concluído e a equipe está próxima da fase executiva. “A meta é transformar a área em um espaço de uso contínuo, não apenas nos finais de semana ou para atividades específicas, mas um local de convívio e confraternização, que acolha a cidade”.
Lucas Batista expressou a alegria: “O Parque Ambiental, antes considerado um local esquecido, agora se transforma em um ponto de encontro, onde a população, as famílias, crianças, idosos, jovens e adolescentes podem desfrutar desse espaço comunitário”.

População celebra as mudanças
A proposta principal para a nova etapa é criar um espaço inclusivo que atenda às diversas necessidades da população, incentivando o retorno da comunidade ao espaço público, que já tem se tornado ponto de encontro de várias atividades. A Semana da Cultura Evangélica, por exemplo, foi encerrada lá, durante a manhã de hoje com o Pedalando com Jesus.
A ciclista Rita Damasceno, que participou do pedal, celebrou a nova fase: “Antes a lagoa era negligenciada, após a revitalização e todo o trabalho do governo municipal, nós, ciclistas, passamos a valorizar ainda mais a beleza que temos em nossa cidade. A lagoa se tornou um ponto turístico para nós”. Ela ainda complementou que a nova etapa “beneficiará animais de estimação, crianças, adultos e idosos, com opções de lazer, piqueniques e lanchonetes.
- Rita Damasceno
- Pedro Mendes e a esposa Robeéia Mendes
Morador da região, Pedro Mendes elogiou a iniciativa, considerando o empreendimento como de grande otimismo e importância para o bairro e região oeste. “Tenho acompanhado as transformações da lagoa e frequento este local para minhas caminhadas. A lagoa se tornou um ponto forte para o nosso bairro e região”.







